Alunos da rede municipal de PG aprendem sobre o 'Vale dos Trilhos' | aRede
PUBLICIDADE

Alunos da rede municipal de PG aprendem sobre o 'Vale dos Trilhos'

Atividade foi realizada no Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) da Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel, na Vila Dal Col

Sala do LAC na Escola Heitor Dietzel
Sala do LAC na Escola Heitor Dietzel -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Agência de Inovação e Desenvolvimento, acompanhou nesta semana a apresentação de um projeto desenvolvido pelos estudantes da Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel, na Vila Dal Col. A atividade foi realizada no Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) da escola e teve como objetivo compreender, estudar e representar o ecossistema de inovação do município, com destaque para o Vale dos Trilhos, o Estação Hub e as ações coordenadas pela Agência.

O projeto teve início a partir da curiosidade das próprias crianças, que passaram a identificar o logotipo do Vale dos Trilhos na identidade visual dos LACs e quiseram entender como o laboratório da escola se conecta com o Vale e qual é o seu papel dentro do ecossistema de inovação de Ponta Grossa. A partir dessa inquietação e com a temática "autores de livros" a professora propôs um estudo orientado sobre o tema, integrando pesquisa, leitura e atividades práticas.

Durante o desenvolvimento, os alunos estudaram o funcionamento do ecossistema de inovação por meio de pesquisas, debates e da leitura do Livro do Ecossistema de Inovação Vale dos Trilhos, utilizado como material de apoio pedagógico. A obra apresenta a trajetória do ecossistema e seus principais atores, permitindo que os estudantes compreendessem, de forma acessível, como diferentes instituições, projetos e pessoas atuam de forma integrada no desenvolvimento do município.

Com base nesse aprendizado, os alunos criaram representações do Estação Hub, utilizando desenhos, maquetes e materiais reutilizáveis e também realizaram produções artísticas inspiradas nos atores do ecossistema. “Quando a criança percebe que o laboratório da escola faz parte de algo maior, ela passa a se enxergar como integrante desse processo. Isso fortalece o senso de pertencimento e mostra que inovação também se constrói desde a educação básica”, destaca a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.

“As telas representam mais recursos para os professores e mais interatividade para os alunos. Todo este aparato tecnológico é apenas uma das frentes que trabalhamos para o fortalecimento e modernização constante da Educação de Ponta Grossa, sempre com o objetivo de oferecer uma formação humana, cidadã e alinhada com o futuro”, ressalta a secretária de Educação Joana D’Arc Panzarini Egg.

Saiba mais sobre o Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC)

A iniciativa integra a metodologia dos Laboratórios de Aprendizagem Criativa, implantados pela Prefeitura em mais de 50 escolas da rede municipal e que incentivam a aprendizagem ativa, a criatividade e a experimentação por meio de ferramentas como robótica educacional sustentável. O investimento nas telas interativas – que funcionam como “quadro infinito”, com 75 polegadas – já soma mais de R$ 2 milhões e oferece a possibilidade de trabalhar com uma interface de computador com tela do tipo touch screen, em interação dinâmica com os conteúdos.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right