Câmara de Ponta Grossa encerra sessões ordinárias de 2025 com 783 projetos analisados
Legislativo encerrou calendário de sessões ordinárias com a aprovação de critérios de cobrança do IPTU e regulamentação de serviços públicos
Publicado: 15/12/2025, 18:31

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) encerrou o calendário de sessões ordinárias de 2025 na tarde desta segunda-feira (15) com 783 projetos apreciados durante o exercício dos 19 vereadores em atividade neste ano.
Entre os projetos de autoria do Poder Executivo, foram 169 propostas protocoladas como projeto de Lei Ordinária, já, do Poder Legislativo, foram 575 projetos incluídos para tramitarem na CMPG. Do total, 257 foram sancionados pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). Dos principais projetos aprovados pela Câmara em 2025, destaca-se o aumento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), que integra o 'Ajuste Fiscal' da nova 'Planta Genérica de Valores de Imóveis' e a alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), a criação da Secretaria de Saúde, a aprovação de 569 emendas impositivas para 2026, com um total de R$ 1,5 milhão por vereador e R$ 29,2 milhões contabilizando todos os membros do Legislativo, dos quais a maior fatia do orçamento foi concentrada na Saúde e na Educação de Ponta Grossa.
Na última sessão do ano, os vereadores aprovaram regras para o pagamento de emendas parlamentares, regulamento de taxas e serviços prestados pelo Iplan, critérios de cobrança do IPTU, a taxa de ocupação e permeabilidade do solo da zona industrial, e a formalização do programa 'Aqui tem Mercado da Família'.
A Câmara também realizou 8 sessões descentralizadas neste ano. Com o projeto da "Câmara nos Bairros", que iniciou em 25 de maio, no Núcleo Santa Marta. Passou pelo Jardim Paraíso, em julho; Núcleo Santa Paula, em setembro e finalizou o ano em novembro, no Parque Nossa Senhora das Graças, os membros do Legislativo puderam levar o trabalho feito por eles para perto das comunidades. Além destas, outras 4 sessões descentralizadas foram realizadas em 2025, em diferentes entidades do município: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF/PR) e a subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PG).
O Câmara Jovem de 2025, da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), realizou na última sexta-feira (12) uma cerimônia de encerramento das atividades, finalizando sua terceira legislatura. Na última sessão ordinária do ano, o presidente do Legislativo, Julio Küller (MDB), avalia que as atividades da CMPG neste ano se sucederam de forma "ágil e transparente", destacando a construção da confiança entre Poder Legislativo, Prefeitura e comunidade ponta-grossense. As sessões ordinárias da CMPG retornam em fevereiro de 2026.
À reportagem "Ao encerrarmos esta última semana de trabalhos legislativos, podemos avaliar 2025 como um ano produtivo para a sociedade de Ponta Grossa. Nesta Casa tramitaram, ao longo de 2025, muitos projetos. Estamos falando de diversas oportunidades em que debatemos o futuro da nossa cidade. Como presidente, encerro 2025 orgulhoso da produtividade da Casa do Povo. Levamos a Câmara para os bairros, trouxemos a juventude para dentro do Plenário. Agradeço a cada vereador, a cada servidor desta Casa e, principalmente, ao povo de Ponta Grossa, que nos confia esta responsabilidade. 2025 foi um ano marcado pela intensidade do trabalho do Legislativo", concluiu o presidente da CMPG.





















