Principais colégios de PG comemoram aprovação no PSS da UEPG
Cerca de14 mil candidatos realizaram as provas em 19 cidades do Paraná
Publicado: 18/12/2025, 18:19

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou, na tarde desta quinta-feira (18), o resultado do PSS 2025. A lista de candidatos classificados está disponível no site da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) e no Portal aRede. O Jornal da Manhã publica na edição desta sexta-feira (19) a relação dos aprovados. Com a divulgação da lista, no início da tarde, os principais colégios de Ponta Grossa, Sepam, Sagrada Família, Santo Ângelo e Positivo Master realizaram eventos em suas unidades para confraternizar com os alunos aprovados, familiares e professores. O Portal aRede acompanhou as atividades.
O Processo Seletivo Seriado é uma forma de ingresso que avalia o estudante ao longo dos três anos do Ensino Médio e utiliza a soma das notas de cada etapa para a classificação final. Este ano, cerca de 14 mil candidatos realizaram as provas, que foram aplicadas no dia 30 de novembro em 19 cidades do Paraná. Eram 3 mil candidatos do 3º ano que disputavam uma das 565 vagas ofertadas no PSS 2025.
O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, deu as boas-vindas aos alunos classificados e destacou o perfil da instituição. “É uma universidade jovem, que tem energia, juventude, uma preocupação com as pessoas, que é o diferencial da UEPG, uma universidade humanizada”, disse. “Então a gente espera vocês aqui nessa universidade, que tem um universo de oportunidades muito grande, mas que tem principalmente pessoas que vão acolher cada um e cada uma de vocês. Uma universidade que ela preza pela inclusão e que é, cada vez mais, referência no cenário estadual, nacional e internacional. E vocês chegarão numa Universidade no seu melhor momento”, afirmou.
O vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate enfatizou as políticas de permanência e as oportunidades oferecidas aos estudantes. “Aqui na UEPG nós temos muitas políticas de inclusão e de manutenção dos alunos. Temos Restaurante Universitário a preços populares ou com gratuidade. Temos muitas possibilidades de projetos de extensão, projetos de pesquisa e participação como bolsistas”, destacou. Segundo ele, essas experiências contribuem para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, com apoio de agências de fomento federais, estaduais e da própria UEPG. “A universidade pública é um mar de oportunidades e a UEPG é um ótimo exemplo disso”.
Já o chefe da CPS, Edson Luis Marchinski, celebrou a divulgação do resultado. “É uma alegria imensa estarmos aqui entregando o resultado do nosso PSS, com os novos acadêmicos que, a partir do ano que vem, estarão circulando pelo Campus Centro e pelo Campus Uvaranas”, afirmou. Ele alertou os classificados sobre os próximos passos do processo e reforçou a importância de atenção aos prazos de matrícula. “O manual de matrícula já está disponível na nossa página, com todas as informações. Todos os classificados, independente da posição, devem encaminhar a documentação solicitada. Não existe segunda chamada, existe uma chamada única”, explicou. Marchinski também lembrou que ainda há outras oportunidades de ingresso. “Ainda temos o resultado do vestibular, que sai até o dia 6 de janeiro. É mais uma opção para os candidatos ingressarem na nossa instituição”, completou.
As orientações completas sobre matrícula e os prazos estão disponíveis no site da CPS, onde os candidatos devem acompanhar todas as etapas do processo. O resultado do desempenho individual dos candidatos que participaram do PSS 1 e 2 será divulgado no mês de março.




























