Carretas oftalmológicas começam a atender nesta sexta em Ponta Grossa
Ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, viabilizada pelo deputado federal Aliel Machado
Publicado: 22/01/2026, 22:16

Ponta Grossa passa a receber, a partir desta sexta-feira (23), as Carretas Oftalmológicas, que irão oferecer atendimento especializado à população. A iniciativa é do Ministério da Saúde, por meio do programa Agora Tem Especialistas, e foi viabilizada com o apoio do deputado federal Aliel Machado (PV-PR), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Em um vídeo nas redes sociais, o deputado Aliel Machado destacou o programa ofertado para Ponta Grossa.
A chegada da carreta será marcada por uma cerimônia oficial às 14h, com a presença do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, do deputado Aliel Machado e outras lideranças. A unidade móvel permanecerá no município por aproximadamente 45 dias, oferecendo consultas oftalmológicas, exames diagnósticos e procedimentos como cirurgias de catarata, contribuindo para a redução das filas de espera e para um atendimento mais rápido e de qualidade à população.
O atendimento será realizado no Parque Ambiental, em frente à Estação Saudade, e contempla consultas, exames oftalmológicos e cirurgias de catarata, ampliando o acesso aos serviços de saúde visual e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
A Prefeitura de Ponta Grossa já iniciou o cadastro dos interessados, que está sendo feito exclusivamente por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS). É nas UBS que ocorre a triagem e o agendamento dos atendimentos, conforme os critérios estabelecidos pelo programa.
O anúncio da vinda da carreta para Ponta Grossa foi feito em dezembro de 2025 pelo deputado Aliel Machado e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante encontro em Brasília. Na ocasião, Aliel destacou o volume de investimentos e a prioridade dada ao fortalecimento do SUS. A orientação é para que a população procure a UBS de referência para obter mais informações e realizar o cadastro.
Com informações de assessoria de imprensa




















