Aeroporto Sant'Ana pode retomar operações a partir deste sábado | aRede
PUBLICIDADE

Aeroporto Sant'Ana pode retomar operações a partir deste sábado

A Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, pasta responsável pela gestão do aeroporto de Ponta Grossa, confirmou à Redação do Grupo aRede que a suspensão das restrições operacionais encerra no dia 31 de janeiro

O Aeroporto Sant'Ana passou por um período de restrição operacional em decorrência das obras
O Aeroporto Sant'Ana passou por um período de restrição operacional em decorrência das obras -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Aeroporto Sant'Ana está apto a retomar suas operações normalmente a partir deste sábado, 31 de janeiro. A informação foi apurada pela equipe de Jornalismo do Grupo aRede ao questionar a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) sobre o fim do período que determinava a suspensão temporária das atividades no aeroporto.

Em resposta à reportagem, a secretária Faynara Merege, por meio da assessoria da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, informou que a paralisação ocorreu em razão da execução de obras na área operacional, especificamente na taxiway, em trecho adjacente à pista de pouso e decolagem. Responsável pelo gerenciamento do aeroporto, a dirigente da pasta contou que o fechamento foi necessário para atender às normas técnicas e regulamentos nacionais da aviação civil, pois as intervenções ocorreram em área crítica, o que exigiu a suspensão das operações justificadas pela segurança operacional.

Intervenções foram feitas no prazo

A suspensão das restrições operacionais, que encerra neste dia 31, não necessitou de prorrogações, pois, ainda conforme a assessoria da gestão da pasta, as intervenções foram concluídas dentro do cronograma previsto. Ainda, as condições climáticas adequadas são justificadas pela secretária como um fator essencial para que as ações fossem feitas no prazo. Portanto, assim que o NOTAM vigente for suspenso, o Aeroporto Sant'Ana estará apto a retomar suas operações normalmente, sendo consideradas as autorizações e procedimentos regulatórios aplicáveis, conforme aponta a assessoria da pasta.

As obras em execução no Aeroporto Sant'Ana somam um investimento de R$ 35 milhões na pavimentação do pátio de aeronaves, ampliação do terminal de passageiros, construção do taxiway, novo acesso viário e ampliação do estacionamento de veículos. Por conta da paralisação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) precisou ser retirado do aeroporto municipal.

O Aeroporto Sant'Ana visto de cima.
O Aeroporto Sant'Ana visto de cima. |  Foto: Reprodução/Google Maps.
  

Futuros projetos para o Aeroporto Sant'Ana

O espaço ainda possui outro projeto em discussão: a ampliação da pista de voos para 2.500 metros de extensão. Conforme reportado anteriormente pela equipe de Jornalismo do Grupo aRede, o projeto, apresentado pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Planejamento do Paraná, Sandro Alex, para a prefeita municipal, Elizabeth Schmidt (União Brasil) estuda o rebaixamento dos trilhos que atravessam a parte frontal da pista junto à transposição da ferrovia por baixo do novo trecho. O estudo já foi autorizado pelo governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), com um investimento previsto em R$ 70 milhões, e é considerado uma das alternativas viáveis pela gestora municipal.

Ainda há outro desafio para o aeroporto ponta-grossense: os voos comerciais foram encerrados em março de 2025, e até o momento, não há novas informações sobre a possibilidade da instalação de companhias aéreas na cidade. Por outro lado, em entrevista concedida à Redação em 21 de janeiro, o Aeroporto Sant'Ana está, atualmente, em processo de privatização, contudo, a tramitação acontece no Ministério de Portos e Aeroportos de maneira sigilosa. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right