Sanepar esclarece alteração no gosto e odor da água em Ponta Grossa
Companhia afirma que mudança é apenas sensorial e não compromete a qualidade da água

O Portal aRede recebeu nos últimos dias relatos de alteração no odor e gosto da água encanada na cidade de Ponta Grossa. Moradores da cidade relataram a situação em diferentes bairros, como em Oficinas e Ronda. A reportagem procurou a Sanepar, companhia responsável pelo tratamento e distribuição da água na cidade para um esclarecimento sobre a situação.
Em nota, a empresa informou que a alteração percebida no sabor e no odor da água em Ponta Grossa nos últimos dias é consequência da floração de algas na Represa de Alagados. Segundo a Companhia, o fenômeno é natural e não representa qualquer risco à saúde da população, sendo classificado apenas como uma alteração sensorial, que pode ou não ser notada pelos consumidores. Confira a nota na íntegra:
"A alteração é decorrente da floração de algas na Represa de Alagados nos últimos dias e não ocasiona riscos à saúde. A percepção de sabor ou odor é sensorial, ou seja, pode ou não ser percebida pelos usuários.
A Sanepar já realizou adequações no processo de tratamento com adição de carvão ativado, o que vem estabilizando as características organolépticas (sabor e odor) da água gradativamente, com normalização nos próximos dias.
A Companhia reforça ainda que a água distribuída é segura para o consumo humano, atendendo rigorosamente a Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021 (que atualizou o anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017). Todos os resultados das análises laboratoriais de qualidade da água da Sanepar são monitorados por uma rede de saúde pública formada por Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde."
Em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento específico, a Sanepar orienta que os clientes entrem em contato pelos canais oficiais, disponíveis 24 horas por dia, como o telefone 0800 200 0115, WhatsApp, site institucional ou aplicativo Minha Sanepar.




















