Professores de Ponta Grossa podem realizar intercâmbio nos EUA; veja como participar | aRede
PUBLICIDADE

Professores de Ponta Grossa podem realizar intercâmbio nos EUA; veja como participar

Professores com formação em Pedagogia, Letras e em outras Licenciaturas podem participar do processo seletivo para atuar no ensino de Língua Portuguesa para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas no estado americano de Utah, pelo período de até três anos

O resultado será divulgado no dia 17 de abril
O resultado será divulgado no dia 17 de abril -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estão abertas, até 23 de fevereiro, as inscrições para o programa de intercâmbio no Estado de Utah, nos Estados Unidos. Professores com formação em Pedagogia, Letras e em outras Licenciaturas podem participar do processo seletivo para atuar no ensino de Língua Portuguesa para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas norte-americanas, pelo período de até três anos. O edital está disponível aqui e as inscrições devem ser realizadas online por meio do formulário.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado de Utah e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), que iniciou em 2014. Entre os principais objetivos do programa estão o apoio ao ensino e à aprendizagem das línguas e culturas, a promoção da compreensão mútua entre os sistemas educacionais, o crescimento profissional dos docentes e o fortalecimento da cooperação entre as instituições educacionais do Paraná e de Utah.

Podem se inscrever docentes que comprovem experiência nos três últimos anos como professor do Ensino Fundamental, além de ter proficiência em língua inglesa. Também é necessário ter disponibilidade para residir no Estado de Utah por até três anos. Os professores selecionados irão atuar em programas de imersão linguística em Língua Portuguesa na rede pública de Utah, em regime de tempo integral, com carga horária de 40 horas semanais. O ano letivo ocorre de agosto a maio, com recesso nos meses de junho e julho.

O processo seletivo é conduzido pela equipe do Estado de Utah e será realizado em quatro etapas, todas eliminatórias. Na primeira fase será realizada a análise dos documentos; a seguinte será por meio de um vídeo com uma aula ministrada pelo candidato; na próxima etapa haverá uma entrevista em inglês com a coordenação do programa e, por fim, uma entrevista com a direção e a equipe pedagógica da escola contratante. Todas as entrevistas ocorrerão de forma online. 

O resultado será divulgado no dia 17 de abril. Todas as etapas, resultados e informações oficiais serão publicadas no site da Seti. Os candidatos selecionados recebem um treinamento inicial dado pela equipe da Secretaria de Educação de Utah.

O programa proporciona a oportunidade de aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento da proficiência em inglês, além de remuneração anual bruta estimada entre US$ 45 mil e US$ 58 mil, conforme a titulação do professor. Também estão previstos plano de saúde e odontológico, moradia provisória inicial e possibilidade de acompanhamento por cônjuge e filhos.

Desde que está em execução, o programa já recebeu 50 professores do Paraná, dos quais 43 permanecem lecionando no ano letivo de 2025 em escolas americanas, no estado de Utah.

Informações: AEN

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right