Novos ônibus superarticulados de PG podem transportar cão-guia
A poltrona mais próxima à porta de acesso deve ser devidamente sinalizada; é proibida qualquer cobrança relacionada à entrada ou permanência do cão-guia

Os novos ônibus superarticulados de Ponta Grossa, lançados pela Viação Campos Gerais (VCG) na manhã desta quinta-feira (19), poderão transportar cão-guia. O veículo apresenta diferenças em relação aos articulados que já atendem as principais linhas interterminais da cidade.
O modelo é ligeiramente maior que o articulado convencional, permitindo maior capacidade de passageiros. Por conta do tamanho ampliado, o veículo possui rodado duplo na parte traseira.
Assim como outros ônibus recentemente incorporados à frota, o superarticulado apresenta nova pintura e sistema de ar-condicionado. As janelas são fixas, sem possibilidade de abertura.
Outra característica do novo veículo é o piso baixo, que possibilita o embarque praticamente no mesmo nível da calçada, dispensando degraus e facilitando o acesso dos passageiros.

Normas para o transporte de cães-guia:
A poltrona mais próxima à porta de acesso deve ser devidamente sinalizada e seguir os critérios da norma ABNT NBR 15320, que trata da acessibilidade em veículos rodoviários;
É proibida qualquer cobrança — seja tarifa, valor adicional ou taxa — relacionada à entrada ou permanência do cão-guia;
Como apenas determinadas raças são treinadas para essa função, não há restrição quanto ao peso ou porte;
A identificação do cão-guia deve ser feita por meio da carteira de identificação, plaqueta e equipamento de serviço (coleira, guia e arreio com alça).
Para o transporte, devem ser apresentados os seguintes documentos:
Para cães que tenham carteira de identificação:
Nome do usuário e do cão-guia;
Nome do centro de treinamento ou do instrutor autônomo;
Número do CNPJ da instituição responsável ou CPF do instrutor;
Fotos do usuário e do cão.
No caso do uso de plaqueta de identificação (usada no pescoço do animal):
Nome do usuário e do cão-guia;
Nome do centro de treinamento ou do instrutor autônomo;
CNPJ da instituição ou CPF do profissional responsável.
Também é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação atualizada, com registro das vacinas múltipla e antirrábica, assinada por médico veterinário devidamente registrado no órgão fiscalizador da profissão.
Alterações no Terminal Central
A Prefeitura de Ponta Grossa está preparando o Terminal Central para a circulação de novos ônibus articulados, mais longos e com maior capacidade. Por este motivo, a Prefeitura vai promover uma alteração nas plataformas e pontos de parada de todas as linhas. A mudança ocorre ao longo desta quarta-feira de Cinzas (18), quando começa o período de adaptação para os usuários e treinamento dos motoristas.
A partir de agora, os ônibus articulados e demais linhas localizadas na Plataforma 2, ao lado da Avenida Vicente Machado, passam para a Plataforma 1, ao lado da Praça João Pessoa. Já as linhas da Plataforma 1 passam a ter seus pontos de parada na Plataforma 2, ao lado da Avenida Vicente Machado. Os pontos de cada linha permanecem na mesma posição, conforme estavam na plataforma anterior.
A alteração ocorre porque os novos ‘Super Articulados’, maiores do que os atuais modelos, precisam de um ângulo maior para manobras. Com 23 metros de comprimento e assoalho baixo, eles possuem cinco metros a mais do que o articulado já conhecido pelos ponta-grossenses, exigindo mais espaço para as curvas. O período de treinamento, testes e ajustes para a circulação do novo modelo começa nesta quarta, com troca da sinalização e orientações aos usuários do transporte coletivo.
Confira mais informações na live do Portal aRede:





















