'Primeira cidade do interior do Paraná a receber os Super Articulados', diz prefeita
Veículo com cerca de 30 metros e capacidade para mais de 150 passageiros começa a operar em fase de testes; ao todo, município contará com 55 novos ônibus

A Viação Campos Gerais (VCG) inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (19), o novo ônibus “Super Articulado”, que passa a integrar a frota do transporte coletivo de Ponta Grossa. O veículo tem cerca de 30 metros de comprimento, capacidade para mais de 150 passageiros e conta com ar-condicionado, câmeras de segurança, entradas USB e estrutura com acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusive usuários de cão-guia.
GALERIA DE FOTOS
A solenidade de apresentação contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt (União), que destacou o avanço na mobilidade urbana e comparou o investimento ao cenário estadual.
“Olha, esse novo super articulado tem um diferencial imenso: é a primeira cidade do interior do Paraná a receber super articulados como esse. Nós teremos cinco super articulados, cinco articulados e mais todos os demais convencionais, que vão totalizar 55 novos ônibus, a maior renovação da frota do transporte coletivo da história dessa cidade”, afirmou.

Apesar do anúncio dos cinco novos veículos, apenas um está disponível para a população neste momento. Os outros quatro permanecem em fase de testes. Segundo a prefeita, a expectativa é que todos estejam em operação até o fim do mês.
“Até final do mês vão chegar todos eles. Eles estão vindo aos poucos. Agora chegou uma grande parte, até o final do mês chega mais e aí sim eles começam a circular, porque por enquanto eles estão em fase de testes, testes dos ônibus, testes das linhas, testes dos motoristas”, explicou a prefeita.
Durante os testes realizados nesta quinta-feira, o superarticulado — que possui rodado duplo na parte traseira — percorreu aproximadamente seis quilômetros, saindo da sede da VCG, no bairro Oficinas, até a região de Nova Rússia, passando pelos arredores do Terminal Central.
Mais conforto e maior capacidade
O presidente da VCG, Rodrigo Venske, destacou os diferenciais do novo modelo, especialmente em relação à capacidade de atendimento e ao conforto dos passageiros.
“A capacidade de atendimento é maior, pois conseguimos transportar mais pessoas em uma única viagem. A velocidade de embarque e desembarque também aumenta, porque o piso é em nível, baixo. O conforto é muito superior. O ar-condicionado é outra grande novidade. Já temos 15 veículos com esse equipamento e agora ampliaremos para mais 40. Serão 55 ônibus circulando o tempo todo na cidade com ar-condicionado”, afirmou.
GALERIA DE FOTOS
Linhas atendidas e possível expansão
Questionado sobre o trajeto inicial dos novos superarticulados, o presidente informou que, neste primeiro momento, o atendimento será entre o Terminal Central e os terminais de Oficinas e Uvaranas, considerados os de maior demanda.
“No futuro podemos expandir para outros locais, mas, por enquanto, serão esses terminais, que concentram o maior número de passageiros”, explicou.
Sobre a possibilidade de ampliar o número de superarticulados na frota, o diretor da VCG afirmou que atualmente existem 20 articulados em circulação, sendo que 10 estão sendo substituídos.
“Hoje são 20 articulados, então nós estamos substituindo 10. Talvez a Prefeitura faça uma expansão. Acho que quando renovar mais a frota, vamos fazer mais uma renovação do 10. Poderia ser mais cinco Super e cinco Articulados. Mas isso é uma coisa que a Prefeitura vai avaliar depois, conforme os carros forem rodando”.
RESUMO DA MATÉRIA:
- VCG apresentou superarticulado de 30 metros, com capacidade para mais de 150 passageiros e ar-condicionado.
- Município receberá 55 novos ônibus, na maior renovação da história do transporte coletivo local.
- Inicialmente, veículos atenderão as linhas entre o Terminal Central e os terminais de Oficinas e Uvaranas.




























