Ensino Superior de qualidade garante solidez no mercado de trabalho
Escolha correta da instituição de ensino permite uma melhor preparação do acadêmico para uma sólida carreira profissional
Publicado: 12/01/2026, 17:26

Como uma das cidades que mais cresce no Brasil, Ponta Grossa tem, diariamente, a oferta de centenas de vagas de emprego. Para essa segunda-feira (12), por exemplo, apenas a Agência do Trabalhador da cidade estava com 425 vagas em aberto. Embora a oferta seja grande, algumas vagas têm algumas exigências específicas, o que expõe a necessidade de uma formação profissional qualificada para atender a essa demanda do mercado. Quanto melhor a qualidade de ensino e mais qualificada estar essa pessoa, maiores as chances de ela ingressar no mercado de trabalho com remunerações acima da média.
GALERIA DE FOTOS
A reitora do Centro Universitário UniSecal, Isaura de Andrade Aguiar, detalha que, mais do que um ‘papel’, o diploma demonstra um sinal de preparo, disciplina e capacidade analítica, pelo fato de que o Ensino Superior amplia o repertório, aprimora a comunicação e o trabalho em equipe, a visão crítica e a capacidade de adaptação, fatores que hoje são muito valorizados no mercado de trabalho. “A formação superior continua sendo um fator decisivo de acesso e ascensão profissional. Os dados da FGV IBRE mostram que, mesmo com a redução da diferença salarial ao longo dos anos, quem tem ensino superior completo ainda recebe, em média, mais que o dobro do que quem não concluiu a graduação”, detalha.
Independente da área de atuação, quem cursa Ensino Superior desenvolve habilidades diversas, transversais, que ampliam o conhecimento em diversas áreas, como gestão, administração, empreendedorismo, liderança, entre outros. Segundo ela, o Ensino Superior não ‘engessa’ o profissional, mas abre portas com experiências práticas. “A formação acadêmica desenvolve diferenciais que o mercado dificilmente ensina sozinho, como capacidade de análise e tomada de decisão, pensamento crítico e ético, leitura de cenários e resolução de problemas, escrita, argumentação e comunicação profissional, vivência com prazos, metas e responsabilidades; e experiências práticas em projetos, estágios, pesquisa e extensão”, diz Isaura.
Além de tudo, há muito interesse em migrar de profissão. Uma pesquisa da Catho mostra que 42% dos profissionais pretendem mudar de carreira, principalmente entre 26 e 35 anos. Segundo a pesquisa, isso ocorre pela busca por qualidade de vida, insatisfação com modelos tradicionais de trabalho e desejo de crescimento e reconhecimento. “A migração não significa fracasso. Ela é, muitas vezes, um movimento de maturidade profissional”, acrescenta Isaura. A pesquisa aponta que o maior desafio da transição é a falta de qualificação, citada por mais de 35% dos entrevistados. “Quem tem uma base sólida de formação consegue migrar com mais segurança e menos perdas”, acrescenta a reitora.
ESCOLHA CORRETA
Diante de todo esse cenário, como reforça Isaura, não basta ‘fazer’ uma faculdade ou universidade, é preciso saber ‘como’ fazer e ‘onde’ fazer. Ela detalha que uma boa Instituição de Ensino está conectada com o mercado de trabalho, tem professores com experiência prática, possui projetos reais e vivências profissionais, é bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece apoio acadêmico, emocional e humano ao aluno. “O mercado atual valoriza cada vez mais a humanização, a ética e a capacidade de lidar com pessoas, não apenas com tarefas”, diz ela.
O Centro Universitário UniSecal concentra essas habilidades mencionadas por ela e algumas outras, que trazem grandes diferenciais aos acadêmicos e futuros profissionais, como uma formação técnica sólida e atualizada, desenvolvimento de pensamento crítico e responsabilidade social, comunicação profissional e postura ética, vivência prática desde os primeiros períodos, capacidade de adaptação e aprendizado contínuo; e humanização nas relações de trabalho. “Educação não é promessa de enriquecimento rápido, mas construção de trajetória sólida. Hoje, fazer uma graduação, uma pós-graduação e cursos formais continua sendo um dos caminhos mais seguros para alcançar objetivos profissionais”, acrescenta a reitora da Unisecal.
O diferencial, portanto, reforça Isaura, está em escolher uma instituição que une qualidade acadêmica, prática profissional, avaliação de excelência e humanização. “É isso que forma profissionais preparados não apenas para o primeiro emprego, mas para toda a vida profissional”, conclui.

CONTATO
Para quem ficou interessado em conhecer mais a Instituição de Ensino, com décadas de história no mercado, ou iniciar algum curso, a Unisecal está com bolsas de estudo e tem vestibular facilitado, com cursos presenciais e EAD. A prova está agendada para quinta-feira, dia 15.
Seu futuro não precisa esperar mais um ano: comece agora clicando aqui https://wa.me/5542991050750


























