Vamos Ler contribui no estudo sobre araucárias em Imbituva | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler contribui no estudo sobre araucárias em Imbituva

Turma multisseriada da Escola Rural de Colônia Bela Vista, através de videoaula do projeto, desenvolveu atividades como receitas e registros em imagens do tema

Imagens mostram riqueza de pinheiros na localidade da escola
Imagens mostram riqueza de pinheiros na localidade da escola -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma multisseriada da Escola Rural de Colônia Bela Vista, através de videoaula do projeto, desenvolveu atividades como receitas e registros em imagens do tema

Através da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital, que tratava sobre a preservação da araucária, árvore símbolo do Paraná, os 18 alunos da turma multisseriada da Escola Rural Municipal de Colônia Bela Vista, em Imbituva, puderam trabalhar efusivamente o tema. A professora Noeli Bobato Penteado comenta os principais aspectos do trabalho.

“A importância de preservar a Araucaria angustifolia, espécie arbórea de gimnosperma pertencente à família Araucariacea e encontrada na região Sudeste e Sul do Brasil, conhecida também como pinheiro, foi um dos temas estudados no mês de julho na escola O trabalho foi iniciado com a videoaula do projeto Vamos Ler”, destaca a docente.

Na sequência, explica a educadora, despertou-se a curiosidade dos alunos em observarem se existem araucárias perto de suas moradias. Assim, alguns alunos perceberam que seus pais já preservavam e que ainda não sabiam de sua importância, como o fruto rico em proteínas e mineiras, além de darem sombra, evitarem a erosão, acolherem animais, produzirem o oxigênio e trazerem uma série de outras vantagens.

“Em seguida, os alunos do quarto e quinto anos desenvolveram muito bem suas atividades enviando fotos dos pinheiros próximos as suas casas e produzindo um texto. Já os alunos do terceiro ano pesquisaram receita em que um dos principais ingredientes fosse o pinhão, fruto do pinheiro”, elenca Noeli.

Para complementar, a professora solicitou que a turma copiasse a receita no caderno, preparando os alimentos com ajuda da família, além de degustarem novas receitas e ingredientes. Assim, houve a percepção que eles poderiam variar sua alimentação com opções que existem dentro da sua localidade, além de serem sem custo: extraídos da própria natureza.

“O aluno Pedro Luis Scheiner surpreendeu a professora explicando sobre o que havia aprendido na aula e contando como se sentia bem em conviver pertos dos pinheiros e que se chamam também de araucárias. Araucária é a árvore símbolo do Paraná”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Rural de Colônia Bela Vista clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE