Alimentação saudável ganha importante atenção em Ipiranga
Turmas da Escola Rural São Braz tiveram debate sobre relevância da mudança de hábitos alimentares e se divertiram com um jogo; videoaula do Vamos Ler e Unimed PG auxiliou no trabalho
Publicado: 31/10/2022, 15:44
As turmas de 4º e 5º anos da Escola Rural Municipal São Braz, de Ipiranga, sob coordenação da professora Marciele Bittencourt puderam trabalhar a alimentação saudável. Segundo a docente, sabe-se a importância de utilizar o tema em sala de aula, principalmente pela idade dos alunos: fase de crescimento e desenvolvimento. Assim, deu-se início às atividades com a pergunta no quadro: ‘Você está se alimentando bem?’, com objetivo central de descobrir os alimentos ingeridos pelas crianças, se eram saudáveis ou não, descobrindo muita seletividade e alto consumo de industrializados.
“Expliquei para eles que uma alimentação saudável é aquela que dá ao seu corpo os nutrientes necessários para funcionar corretamente e para obter a nutrição adequada com a sua alimentação, você deve consumir a maior parte de suas calorias diárias em: frutas frescas, vegetais frescos, grãos integrais, leguminosas, nozes, proteínas magras. Então expliquei que a pirâmide alimentar pode ser usada para orientar sobre como compor uma alimentação saudável de forma equilibrada, adequada, variada, moderada, harmoniosa e colorida. Ela orienta a quantidade de alimentos a serem consumidos diariamente em proporções adequadas”, comenta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência, a turma pôde assistir a videoaula da parceria entre Vamos Ler – Geração Digital e a Unimed Ponta Grossa, sobre o tema central, onde houve a compreensão da turma acerca da pirâmide alimentar, com comentários sobre o vídeo, atividades, montando sua própria pirâmide e fixando-a na parede. Para complementar, Marciele cita que houve a realização do jogo ‘Tabuleiro das Refeições’, o qual os alunos foram ao saguão, com um ‘tabuleiro gigante’ no chão, que contava com casas e dado para o sorteio. A professora complementa dizendo o que o jogo tem por objetivo jogar o dado, sair da partida, fazer leitura das orientações durante o trajeto e fazer o que se pede, além de chegar primeiro ao fim.
“Regras: no início da partida, escolhe-se um de cada turma e posicionados na linha de chegada. Na sua vez, a criança joga o dado e anda até a próxima casa que tenha o número sorteado. Algumas posições têm ações específicas, são perguntas, se acertar anda, se errar volta casas ou permanece, outras dizem: ‘refrigerante todo dia não é bom, volta duas casas’, assim por diante, todas as orientações são referentes a alimentação saudável. Como tarefa os alunos realizaram uma receita saudável e enviaram fotos no grupo, teve suco natural, docinho e torta de casca de banana, entre outros”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Rural de São Braz clicando aqui.