Matemática se transforma em diversão em Ipiranga
Os alunos do 4° ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, participaram de uma atividade lúdica envolvendo matemática e disputa
Publicado: 29/03/2023, 11:30
Orientados pela professora Jucimara de Jesus Lima Travensoli, a turma fez um semicírculo, e cada aluno recebeu um tabuleiro de um jogo popularmente conhecido como “stop”. Este jogo normalmente usa folhas/tabuleiro e um lápis, e podem participar vários jogadores. Sua meta é que os jogadores preencham todas as categorias corretamente e mais rápido que os adversários. Dessa forma, um número era ditado pela professora, e com aquele número cada jogador tinha que preencher os quadros da linha de acordo com o solicitado na coluna, sempre com base no último número preenchido. “As categorias escolhidas foram com base nos conteúdos trabalhados anteriormente, bem como antecessor, sucessor, números pares ou ímpares, cálculo mental de adição, subtração e multiplicação”, explicou a professora.
GALERIA DE FOTOS
Após o número ditado, era dado início na partida e quem fosse o primeiro a colocar todos os produtos dizia STOP! (que quer dizer “Pare!”, em inglês), relatou a educadora.
“O jogo despertou interesse, atenção e muita agilidade por parte dos alunos. Neste jogo eles puderam relembrar os conteúdos abordados em sala, além de facilitar o ensino, por ajudar no raciocínio lógico e absorção dos conteúdos”, contou Jucimara.
“Desenvolver essa atividade com os alunos do 4º ano foi uma experiência muito rica e prazerosa, pois pude perceber que os alunos se envolveram com a atividade. Além disso, posso destacar que através desses jogos podemos trazer uma aprendizagem significativa, porque além de os estudantes explorarem o raciocínio lógico ainda trabalham questões de socialização”, complementou.