Conscientização sobre o autismo ocorre em turma de Castro
Entrevista com mãe de aluno com TEA, uso das tecnologias e imersão na temática renderam assertivo trabalho no 5º ano C da Escola Professora Elsa Macedo
Publicado: 02/04/2023, 15:58
O 5º ano C da Escola Municipal Professora Elsa Macedo, em Castro, sob coordenação do professor Alexandre Donato Melo, desenvolveu atividades voltadas à conscientização do Dia Mundial do Autismo nos dias 30 e 31 de março. O educador cita a abordagem do tema de forma ampla e abrangente, com lições e aprendizagens juntos aos alunos que promoveram o protagonismo estudantil.
“Na quinta-feira, o alunos foram questionados sobre o assunto à partir de uma problematização no quadro, onde deviam reconhecer as características de três imagens, a qual não demorou muito para que percebessem que as imagens selecionadas representavam pessoas e personagens autistas”, aponta o docente.
A turma também foi questionada sobre o que era o autismo, como reconhecer, principais causas, sintomas, níveis, com troca de ideia entre os alunos e, conforme relata Alexandre, criando um brainstorm e construindo o conhecimento com dois vídeos assistidos, como abordagens científicas e lúdicas.
GALERIA DE FOTOS
“Após os vídeos, os alunos tiveram para realizar pesquisas na internet com os tablets da escola para aprofundar o conhecimento. Também, contaram com um momento divertido em que colocaram em prática o conhecimento do tema em jogos de um plataforma online. Neste mesmo dia, algumas dúvidas ficaram, e elas foram expostas em uma entrevista com a mãe de um aluno de nossa escola, cujo filho possui o laudo do TEA”, elenca o professor.
Na sexta-feira, a turma confeccionou cartazes de forma autônoma, ensaiando perguntas que seriam feitas na entrevista – que, segundo o docente, foi realizado em local aconchegante e preparado para o momento. Durante a entrevista, os educandos tiveram tanto o contato com a visão da mãe acerca da temática, mas também com o filho “que encantou a todos presentes”, conforme pontua o educador.
“Após a entrevista, os alunos do quinto ano passaram de sala em sala, mostrando seus cartazes e anunciando uma frase mobilizadora sobre o assunto. A aula foi preparada com o intuito de não apenas desenvolver o tema com os alunos, mas com um olhar para que pudessem participar ativamente do conteúdo e comunidade da escola. Foi um momento de aprendizado e gratidão aos envolvidos”, conclui Alexandre.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Elsa Macedo clicando aqui.