Turma de Rebouças cria seu próprio jornal escolar
Com exemplares do Jornal da Manhã, análise de sua estrutura e elementos jornalísticos, quinto ano A da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria pôde se aprofundar na temática
Publicado: 14/10/2024, 13:20
O quinto ano A da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, em Rebouças, da professora Marcia Scavinski, desenvolveu uma atividade com foco na produção de um jornal escolar. A docente cita que, durante a última semana, realizaram práticas com análise de exemplares do Jornal da Manhã. Inicialmente, leram notícias do impresso e discutiram as principais características, como diagramação, gêneros textuais utilizados e estrutura das reportagens.
“Ao analisarmos juntos o Jornal da Manhã, os alunos começaram a perceber como um jornal é estruturado. Eles observaram elementos como manchetes, subtítulos, corpo de texto, imagens e legendas. Discutimos também o propósito de cada seção do jornal e a importância da clareza na comunicação jornalística”, aponta a educadora.
Por meio da análise, os estudantes se sentiram motivados a criarem um jornal da escola. Assim, foram responsáveis por escolher os temas de cada seção, com a de notícias incluindo informações relevantes para o meio escolar, como a chegada de brinquedos durante a semana da criança, como a piscina de bolinhas, cama elástica, tobogã, touro mecânico, entre outros. Eles também criaram uma seção de receitas, com pratos simples e podiam ser feitos em casa.
GALERIA DE FOTOS
“Além disso, os alunos contribuíram com dicas de filmes, passatempos e curiosidades sobre o Dia da Criança. Os estudantes criaram também a seção de dicas de sustentabilidade, que foi muito significativa, uma vez que as crianças já vinham trabalhando em temas como sustentabilidade em atividades anteriores. Isso fortaleceu o conceito de que ações simples podem ter grande impacto no ambiente”, pontua Marcia.
Para complementar, a professora elenca que, durante a criação do jornal, os alunos praticaram a escrita de diferentes gêneros textuais, como reportagens, receitas, artigos de opinião e curiosidades. A diagramação também foi trabalhada, o que estimulou a capacidade de organização e o senso estético dos alunos. O processo envolveu desde a criação de uma logo, até a disposição das informações de maneira visualmente agradável.
“No encerramento da atividade, os alunos gravaram vídeos com trechos do jornal que mais gostaram, o que fortaleceu suas habilidades orais e trouxe uma abordagem multimodal ao projeto. No geral, foi uma experiência muito enriquecedora, que permitiu aos alunos trabalharem em equipe, desenvolver habilidades de leitura e escrita, além de se envolverem de maneira prática e divertida com a produção jornalística”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.