Sustentabilidade é pauta de ações em classe de PG
Realizando uma série de atividades, os quintos anos da Escola Armida Frare puderam compreender a fundo o tema estudado e compartilhar valiosos conhecimentos
Publicado: 17/10/2024, 06:00
Os alunos dos quintos anos A e B da Escola Municipal Professora Armida Frare Grácia, orientados pelas professoras Cristina Ferreira Bach e Luciane Aparecida Barreto, participaram de um projeto interdisciplinar sobre sustentabilidade. Segundo uma das docentes, a proposta partiu de uma roda de conversa na qual os alunos refletiram sobre as práticas ambientais observadas tanto no ambiente escolar quanto em suas residências. “Motivados pela importância da preservação do meio ambiente e preocupados com o futuro, o objetivo foi explorar o tema da sustentabilidade, conectando as ações diárias dos alunos ao equilíbrio entre o bem-estar da humanidade e a preservação do planeta”, contou Cristina.
O projeto iniciou-se com uma observação atenta da escola e do seu entorno, registrada em fotos e descrita em textos produzidos pelos alunos. Posteriormente, a turma realizou o mesmo processo em suas casas, analisando criticamente o ambiente ao redor. Os estudantes também realizaram a exploração de textos no livro didático “Projetos Integradores”, abordando a importância da sustentabilidade em seus aspectos ambientais, sociais e econômicos.
GALERIA DE FOTOS
Atividades práticas também foram realizadas para reforçar o aprendizado, como a confecção de jogos educativos, cartazes e coletores para a coleta seletiva na escola. Os alunos também realizaram pesquisas no Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) sobre gestão de resíduos e entrevistaram os responsáveis pelo gerenciamento de resíduos na escola.
Como parte das ações de conscientização, os estudantes organizaram uma palestra para sensibilizar a comunidade escolar sobre atitudes sustentáveis. Cristina explicou que o projeto continuará ao longo do ano letivo, com o engajamento dos alunos em promover uma maior conscientização socioambiental.
“Esse trabalho interdisciplinar proporcionou uma compreensão crítica dos ambientes em que os alunos vivem, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais essenciais para a formação integral e o protagonismo estudantil”, complementou a professora.