Dinâmica sobre as eleições engaja alunos em Ipiranga
Com o auxílio de um conteúdo do Vamos Ler, o quarto ano da Escola de Avencal pôde se aprofundar no tema e realizar atividades práticas para consolidar os aprendizados
Publicado: 17/10/2024, 06:40
Os alunos do quarto ano da Escola Rural Municipal de Avencal, sob a orientação da professora Ayna Taques, participaram de uma roda de conversa para compartilhar o que já sabiam sobre o processo eleitoral, visando introduzir o tema “eleições”. Segundo a docente, muitos mencionaram terem visto seus pais votando e até citaram candidatos conhecidos. Para enriquecer o conhecimento sobre o tema, os estudantes assistiram a videoaula do projeto Vamos Ler – Geração Digital sobre o tema, que explicou o que é uma eleição, o papel do voto e a responsabilidade do cidadão no processo.
“Ao longo da semana, o tema foi trabalhado de forma interdisciplinar nas disciplinas de Geografia, História e Matemática. Durante as aulas, foram abordados conceitos como “Homens Bons” e “Voto de Cabresto”, que despertaram grande curiosidade e questionamentos entre os alunos, levando-os a comparar essas práticas com o contexto atual das eleições”, contou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
A professora também explicou, de forma simplificada, como o Brasil é organizado em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Para fixar o aprendizado, foi realizada uma simulação de eleição com base no livro ‘Eleição dos Bichos’, dos autores André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun. A atividade envolveu o preenchimento de títulos eleitorais, cédulas de votação e outros elementos relacionados ao processo eleitoral, permitindo que os alunos refletissem sobre o papel do cidadão na escolha de seus representantes e o impacto dessa escolha na sociedade.
“A participação dos alunos foi muito positiva, com grande interesse pelas atividades práticas e lúdicas. Eles também compartilharam experiências familiares, o que contribuiu para uma compreensão inicial da importância do voto e da organização política do país”, complementou Ayna.