Dia das Crianças tem resgate de brincadeiras em Castro
Quinto ano A da Escola de Guararema pôde desenvolver várias atividades, com dinâmicas tradicionais como pular corda, amarelinha e pega-pega
Publicado: 18/10/2024, 13:20
O quinto ano A da Escola Municipal de Guararema, em Castro, da professora Scheila Aparecida Samuel, desenvolveu um trabalho sobre o Dia das Crianças, com o resgate de brincadeiras de infância. A docente cita que foi uma excelente forma de valorizar a cultural lúdica e promover o desenvolvimento integral infantil.
“O objetivo principal dessa iniciativa foi resgatar brincadeiras tradicionais que costumavam ser comuns em gerações anteriores, mas que, com o avanço da tecnologia, estão sendo deixadas de lado. Essas brincadeiras são ricas em estímulos físicos, cognitivos e sociais, e podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades motoras, criatividade, socialização, resolução de problemas e até mesmo para a promoção da cultura e identidade local”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Scheila pontua que os alunos ficaram felizes e se divertiram com as brincadeiras resgatadas e que essa interação com as atividades lúdicas tradicionais pode realmente proporcionar momentos inesquecíveis, além de enriquecer o aprendizado de forma divertida. Ainda, a professora destaca que é bonito ver como atividades simples podem proporcionar tanta felicidade e conexão entre elas.
“Em atividades em sala de aula, os alunos produziram textos onde relatavam suas brincadeiras favoritas e entrevistaram seus familiares para saberem quais eram as brincadeiras de seus pais, avós e demais familiares. Foi uma atividade cheia de encantamento e aprendizado. Pular corda, amarelinha, pega-pega, esconde-esconde e telefone sem fio, foram algumas das brincadeiras realizadas pelas crianças, um momento de muito encanto e alegria”, conclui a docente.