Inteligência artificial e tecnologia são destaques em Piraí do Sul
Utilização do ChatGPT e uso do Canva pelo quarto ano da Escola Lucília Penteado de Araújo puderam imergir no tema ‘dengue’ com auxílio de recursos tecnológicos
Publicado: 21/10/2024, 14:00
O quarto ano da Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo, em Piraí do Sul, do professor Alcione José Alves Bueno, desenvolveu uma atividade nas aulas de Ciências com o tema ‘dengue’. O docente explica que, após ser discutida a parte teórica, conceituação, formas de transmissão e prevenções, além de demais temas correlatos à doença, os estudantes puderam se apropriar de ferramentas tecnológicas, a fim de colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos.
“Essas tecnologias permitem criar materiais atrativos e trabalhar de forma interativa, evidenciando aos estudantes outras formas de utilização dessas ferramentas, dando significado nelas junto a educação, e assim, também auxiliou na compreensão sobre a prevenção e combate à dengue, pelos estudantes”, aponta o educador.
Alcione pontua que, após estudarem o tema, os educandos foram desafiados a pensar em lacunas que podiam ter ficado em seus aprendizados ou curiosidade que poderiam ter sobre o tema estudado. As perguntas feitas por eles não foram respondidas pelo professor, que os desafiou a empregar a inteligência artificial, como o ChatGPT, para sanar dúvidas, utilizando os computadores da escola.
GALERIA DE FOTOS
“Obtendo as respostas pela IA, puderam observar que algumas delas se pareciam com a explicação do professor, e outras coisas novas, que foram validadas pelo docente. Isso evidencia a importância das tecnologias digitais como a IA, que possibilitaram gerar respostas em tempo real, auxiliando os professores a esclarecer dúvidas dos estudantes de forma rápida e eficiente, além de desenvolver a autonomia dos estudantes, estimulando a participação e o interesse pela temática, ressignificando o recurso tecnológico”, explana o educador.
Na sequência, complementa o professor, os estudantes utilizaram o Canva para criar imagens que sensibilizassem a comunidade escolar sobre a dengue. E, dispondo dos modelos e elementos customizáveis da ferramenta, os alunos elaboraram materiais atrativos e informativos acerca da dengue, destacando os sintomas e formas de transmissão, além de medidas preventivas.
“Além de aumentar o engajamento na aula e aprofundar e sistematizar de forma mais eficaz o conhecimento, a utilização do Canva permitiu aos estudantes conhecer mais sobre a ferramenta e, assim como na utilização do ChatGPT, puderam ressignificar uma ferramenta que não foi criada com o intuito educacional, mas quando mediada pelo professor, contribui de forma significativa para a aprendizagem”, conclui o docente.
Acesse o blog escolar da Escola Lucília Penteado de Araújo clicando aqui.