Aula-passeio engaja alunos em Palmeira
Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o patrimônio cultural, o quinto ano da Escola Clotário Santos visitou um ponto turístico e histórico do município e construiu importantes aprendizados
Publicado: 25/10/2024, 05:20
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal do Campo Professor Clotário Santos, orientados pela professora Jenifer Lorena Riffert Pawlik, participaram de uma visita pedagógica às Capelinhas de Vieiras, em parceria com a turma do quarto ano, sob a responsabilidade da professora Karen Rodak de Quadros Kffuri e com a colaboração do professor Josimar de Jesus Vitor do Nascimento. Segundo a educadora, a atividade teve como objetivo ampliar o entendimento dos estudantes sobre o patrimônio histórico e cultural do município de Palmeira, permitindo que os alunos se conectassem diretamente com a preservação da cultura local.
“Durante a visita, os alunos exploraram as características das capelinhas, que representam o patrimônio material da região, ao mesmo tempo, em que carregam tradições religiosas e sociais, representando o patrimônio imaterial. A história da imigração em Palmeira e a importância dessas capelinhas como símbolo de fé e identidade foram discutidas, permitindo uma compreensão mais profunda do papel desses marcos culturais na preservação da memória local”, destacou Jenifer.
GALERIA DE FOTOS
A educadora também comentou que a atividade se alinhou aos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no eixo de História, ao valorizar o patrimônio cultural, e em Geografia, ao explorar a relação entre o espaço geográfico e as manifestações culturais. O passeio também incentivou a reflexão crítica sobre a preservação ambiental e dos bens culturais, fortalecendo o senso de responsabilidade dos alunos em relação ao legado cultural para as gerações futuras.
Além da visita, os alunos assistiram a uma reportagem sobre os patrimônios históricos religiosos do município, consolidando ainda mais os conhecimentos adquiridos. Ao final da atividade, os estudantes realizaram registros escritos e ilustrativos sobre suas percepções, conectando o aprendizado à prática e promovendo uma rica troca de conhecimentos entre as duas turmas.