Combate à negligência infantil é destaque em Imbaú
Série de ações no quarto ano A da Escola Barão do Rio Branco contaram com reflexão do tema, roda de conversa, vídeo explicativo e produções práticas para erradicar ações do gênero
Publicado: 31/03/2025, 20:05

O quarto ano A da Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Imbaú, da professora Patrícia Cristina Ferreira de Camargo, desenvolveu atividades A aula começou com uma breve explicação sobre o que é negligência infantil, utilizando uma linguagem simples e acessível, foi apresentado exemplos do cotidiano para facilitar a compreensão dos alunos.
“Também foi exibido um vídeo educativo que abordava a negligência infantil de forma sensível e informativa, contra a negligência infantil e suas consequências. A docente conta que o intuito foi fazer com que os alunos compreendam esse conceito, promovendo a empatia e a conscientização sobre a importância do cuidado e proteção das crianças”, aponta a educadora.
Patrícia cita que o vídeo apresentou histórias que ilustravam a importância do cuidado e os efeitos da negligência da vida das crianças e, que após expor o conteúdo audiovisual, foi realizada uma roda de conversa. Os estudantes foram incentivados a compartilharem suas impressões e sentimentos acerca da temática, com algumas perguntas feitas para guiar a discussão.
GALERIA DE FOTOS
“A participação foi ativa, e os alunos demonstraram empatia e preocupação com o bem-estar de todas as crianças. Os alunos foram convidados a desenharem algo que representasse o que significa ser cuidado e protegido. As ilustrações variaram de casas felizes a famílias unidas, refletindo a compreensão do tema. Os alunos trabalharam na confecção de um cartaz sobre a importância de cuidar das crianças e reconhecer sinais de negligência”, complementa a professora.
A docente ainda pontua que cada educando teve a oportunidade de apresentar seu desenho para a turma, explicando as ideias e mensagens que queriam transmitir. O cartaz foi exposto na escola, permitindo que todos os alunos apreciassem o trabalho dos colegas. Para fechar, a educadora diz que a atividade promoveu um senso de comunidade e colaboração entre os alunos.
“A aula foi bem-sucedida, pois os alunos demonstraram interesse e empatia ao discutir o tema da negligência infantil. A combinação de vídeos, discussões em grupo, ilustrações e confecção de cartaz, proporcionou uma experiência de aprendizado rica e significativa. Os alunos saíram da aula mais conscientes sobre a importância do cuidado e da proteção das crianças”, conclui Patrícia.
Acesse o blog escolar da Escola Barão do Rio Branco clicando aqui.