Riscos do mundo digital têm ampla abordagem em Ortigueira
Videoaula do Vamos Ler e Unimed Ponta Grossa que aborda temáticas do gênero foi tema de reflexão, produções, debate e conscientização dos alunos do quarto ano A da Escola do Campo Professor Elias Abraão
Publicado: 15/05/2025, 06:00

O quarto ano A da Escola Municipal do Campo Professor Elias Abraão, em Ortigueira, da professora Joicimara Alves do Carmo, desenvolveu um trabalho sobre o uso excessivo de telas, perigos online e os vícios digitais, por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Unimed Ponta Grossa sobre o tema. A docente cita que a crescente imersão das crianças no universo digital torna crucial a abordagem de temas como estes, desses os anos iniciais do Ensino Fundamental.
“O objetivo deste trabalho foi promover a reflexão crítica sobre o uso consciente da tecnologia, identificar potenciais riscos e desenvolver estratégias de proteção, contribuindo para a formação de cidadãos digitais responsáveis e seguros. Os objetivos desse trabalho foram conscientizar os alunos sobre os possíveis efeitos negativos do uso excessivo de dispositivos digitais (vícios digitais); identificar e compreender os diferentes tipos de perigos existentes no ambiente online; desenvolver a capacidade de análise crítica em relação aos conteúdos audiovisuais consumidos; incentivar a comunicação e o diálogo sobre experiências e dúvidas relacionadas ao mundo digital; estimular a produção textual e artística como forma de expressão e internalização do aprendizado”, aponta a educadora.
O desenvolvimento das atividades, explica Joicimara, contou com a videoaula do Vamos Ler e Unimed PG sobre os riscos de vícios digitais, visando a importância de proteger informações pessoais e os sinais de alerta para o uso excessivo de telas. Após os alunos assistirem, promoveu-se um debate em grupo, incentivando os alunos as compartilharem suas impressões, dúvidas e experiências. Houve rodas de conversa, perguntas direcionadas e estudos de caso, simplificados para promover a análise crítica das situações apresentadas.
GALERIA DE FOTOS
“Os alunos demonstraram compreensão sobre a importância de limitar o tempo de tela, os riscos de conversar com desconhecidos online e a necessidade de compartilhar informações com adultos de confiança. Os alunos foram desafiados a escrever pequenos textos narrativas e opiniões sobre o que aprenderam sobre os vícios digitais e os perigos online. Muitos textos abordaram a importância do equilíbrio entre o mundo online e offline, os sentimentos negativos associados ao cyberbullying e as formas de buscar ajuda em situações de risco”, complementa a professora.
Houve a produção de desenhos individuais para os alunos expressarem seu aprendizado, incentivados a representar situações de segurança online, os efeitos do vício digital e as formas de lazer offline. As produções frequentemente retratavam famílias interagindo sem telas, crianças brincando ao ar livre e símbolos de alerta para atividades em telas. A docente elenca que a turma demonstrou grande interesse e participação em todas as etapas do trabalho, mostrando-se curiosa e reflexiva sobre o tema.
“Foi possível observar uma boa compreensão dos conceitos de vício digital e perigos online, evidenciada pela qualidade das discussões, dos textos e das produções artísticas. Alguns alunos compartilharam que passaram a refletir mais sobre o tempo que dedicam aos jogos e vídeos, e demonstraram mais cautela ao interagir online. A articulação entre a exibição de vídeos, a discussão em grupo e as atividades de produção textual e artística se mostrou eficaz para a internalização do aprendizado”, conclui Joicimara.
Acesse o blog escolar da Escola Professor Elias Abraão clicando aqui.