Projeto ‘Leitura na Minha Casa’ traz benefício ao leitor de Rio Azul
Aplicação no quinto ano C da Escola Professora Vanda Hessel aproxima instituição de ensino do núcleo familiar, envolvendo a formação de leitores por meio de dinâmicas que estimulam hábitos
Publicado: 15/05/2025, 11:39

O quinto ano C da Escola Municipal Professora Vanda Hessel, em Rio Azul, da professora Silvana Bialeski, vem participando de um projeto muito especial: o ‘Leitura na Minha Casa’. A docente cita que a atividade tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura e aproximar os estudantes do universo literário, de forma leve, prazerosa e em conjunto com a família.
“O projeto consiste em um rodízio entre os alunos: cada criança leva para casa, por um período de três dias, uma pasta de leitura. Essa pasta contém um livro e uma ficha de leitura, que deverá ser preenchida durante esse período. Durante os três dias em que a pasta estiver em sua casa, o aluno deverá: realizar a leitura completa do livro; preencher a ficha com as informações principais da obra, como o nome do autor, editora e o título; elaborar um breve resumo da história, destacando os principais acontecimentos; desenhar três cenas que mais chamaram sua atenção durante a leitura; pedir a um familiar que escreva um recado sobre a importância da leitura na vida das pessoas”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Silvana elenca que esse momento de leitura em casa tem como propósito criar um vínculo entre alunos e os familiares, incentivando o hábito de ler como prazeroso e significativo, além de promover a troca de experiências entre escola e família. “Após o rodízio da pasta por todos os alunos da turma, realizaremos uma roda de conversa em sala de aula. Nessa atividade coletiva, cada aluno terá a oportunidade de compartilhar sua experiência de leitura, comentar sobre o livro que leu e ouvir as impressões dos colegas”, complementa a professora.
“Acreditamos que o projeto ‘Leitura na Minha Casa’ contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento da leitura, da escrita, da oralidade e da imaginação dos nossos alunos. Contamos com o apoio e a participação da família nesse processo tão importante para a formação de leitores críticos, criativos e apaixonados pelos livros”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Vanda Hessel clicando aqui.