Projeto em Irati tem amplo estímulo à leitura | aRede
PUBLICIDADE

Projeto em Irati tem amplo estímulo à leitura

Contos, poesias, crônicas, fábulas e textos informativos são alguns dos gêneros que contribuem para maior imersão no ler dos alunos da Escola Matilde Araújo do Nascimento

Proposta amplia o gosto pelo ler e desenvolve habilidades
Proposta amplia o gosto pelo ler e desenvolve habilidades -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O quarto ano da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, em Irati, da professora Isabel Cristina Siman Maciel, desenvolveu um projeto com objetivo de estimular e incentivar o interesse pela leitura através da apresentação de diversos gêneros textuais, além de desenvolver a compreensão leitora e a capacidade de interpretação dos alunos, promovendo o desenvolvimento do vocabulário, criatividade e imaginação em um mundo de fatos imaginários e reais, conforme relata a docente.

“A leitura é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Nas turmas do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, os alunos estão em uma fase crucial de sua formação onde a exploração de diversos gêneros textuais podem enriquecer sua experiência literária e ampliar seu repertório cultural. Esse projeto visa incentivar a leitura de textos variados como: contos, poesias, crônicas, fábulas e textos informativos”, aponta a educadora.

Isabel elenca que o projeto envolveu as turmas de quarto e quinto anos, sala de Recursos Multifuncional Visual, da professora Matilde, estimulando as crianças para o mundo mágico da leitura. A docente fala da importância da leitura em sala de aula como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos e que, nos bancos escolares, ler tem um impacto significativo na criatividade, na compreensão e visão de mundo dos estudantes.

“A professora Matilde relatou sobre os benefícios da leitura onde os alunos desenvolvem a criatividade e a imaginação. E, que nós como mediadores, devemos estimular a leitura para que os alunos promovam o gosto pela leitura e o desenvolvimento das habilidades críticas e interpretativas”, complementa a educadora.

Por fim, Isabel cita que a leitura “enaltece a concentração, escrita e a criatividade e, ainda, os ajudando a pensar de forma mais inovadora e crítica e proporcionando uma visão mais ampla do mundo, ajudando-os a entender diferentes culturas, habilidades e conhecimento que serão úteis em suas vidas pessoais e profissionais”, percebendo que desde do início do projeto todos estão mais motivados e interessados no processo de aprendizado, finalizando que esta iniciativa terá continuidade durante o ano.

Acesse o blog escolar da Escola Matilde Araújo do Nascimento clicando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right