Trabalho sobre o Maio Laranja movimenta quarto ano em Imbituva
Proposta trouxe detalhes sobre campanha de combate ao abuso e explorações de crianças e adolescentes, com amplo estudo e produções realizada pela turma ‘B’ da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão
Publicado: 19/05/2025, 07:20

O quarto ano B da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, em Imbituva, Eliete Camargo Heirich, desenvolveu trabalhos relacionados ao tema ‘Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes’. A docente elenca que a finalidade foi de conscientizar e levar os direitos e proteção destes grupos aos estudantes.
“Os alunos tiveram acesso a vídeos sobre o tema, desenvolveram atividades interdisciplinares, pois o assunto foi integrado tanto no componente curricular de Língua Portuguesa, quanto em História. No componente de Língua Portuguesa, desenvolveram leitura e interpretação, ampliação de vocabulário e realizaram produção textual”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Em História, relata Eliete, fizeram pesquisas sobre os direitos das crianças e adolescentes, por meio de um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de promoverem rodas de conversas e debates sobre o ‘Caso Araceli’, crime hediondo que ocorreu na década de 1970 e que deu origem à data de combate.
“O assunto foi escolhido como tema de conscientização sobre o Maio Laranja, e os alunos ficaram muito comovidos com a história da Araceli. Após assistirem o vídeo e trabalhar com o material impresso, elaboraram uma faixa de apelo, para chamar atenção ao assunto, com a frase: ‘Somos o futuro da nação e merecemos proteção”, complementa a professora.
Por fim, a educadora cita que também usaram uma flor amarela como um broche, representando a flor gebera, pois está é o símbolo usado nos cartazes. “Pesquisando qual o significado desta flor, descobriram que ela é tão sensível quanto ao corpo de uma criança. Assim, concluíram as atividades do projeto, onde foi registrado através de fotos e a faixa colocada no mural da escola”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão clicando aqui.