‘Pasta Viajante’ amplia aprendizado leitor em Ivaí
Projeto aplicado no quarto ano A da Escola Doutor Leopoldo Guimarães vai além da leitura, proporcionando conhecimento literário, compartilhamento de experiências, escrita, fluidez, entre outros
Publicado: 19/05/2025, 15:18

O quarto ano A da Escola Municipal Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, em Ivaí, da professora Elen Cris Guse Giovanetti, no início do segundo semestre, continuou com o projeto de leitura ‘Pasta Viajante’. A docente cita que a proposta vista com que todos os alunos escolham um livro e levem para ler em suas e, no retorno à escola, devem relatar em forma de uma breve explicação para seus colegas.
“(Os alunos devem realizar) o compartilhamento, fazendo com que seus colegas pratiquem a escuta que leva a imaginação. Essa prática está dando muitos resultados e melhorando a fluência de cada aluno. Eles também levam uma ficha para realizar a escrita do resumo e as informações básicas do livro lido. Os alunos esperam ansiosos para o retorno e para compartilhar suas leituras”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Elen explica que a leitura é uma das competências essenciais para o pleno desenvolvimento do indivíduo em sociedade, sendo base para a construção do conhecimento, da criticidade e da cidadania. Assim, o projeto de leitura visa promover práticas significativas de leitura no ambiente escolar, contribuindo para a formação de leitores autônomos, críticos e proficientes. A professora também traz uma competência da BNNC sobre o assunto, elencando questões no campo da Linguagem, contemplando diferentes gêneros textuais, suportes e mídias.
“O projeto se justifica ainda pela necessidade de desenvolver habilidades previstas nas competências específicas de leitura para cada etapa da Educação Básica, no Ensino Fundamental: os alunos devem ser capazes de ler, interpretar e refletir criticamente sobre textos de diversos gêneros, reconhecendo suas finalidades e contextos de produção. Assim, este projeto pretende ampliar o repertório literário dos estudantes, promover o letramento literário e favorecer o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da escuta, contribuindo para uma formação integral conforme os princípios da BNCC”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha clicando aqui.