Repórteres mirins de Irati entrevistam produtor de soja
Inseridos no contexto desta commodity e por meio de trabalhos voltados à produção da notícia, turma multisseriada da Escola do Campo Atalino Borges de Lima pôde mostrar potencialidades locais
Publicado: 20/05/2025, 20:40
A turma multisseriada de terceiro e quarto anos da Escola Municipal do Campo Atalino Borges de Lima, em Irati, da professora Luciana Aparecida Bobrovski Stroparo, desenvolveu um trabalho com o tema ‘soja’, onde os alunos puderam entrevistar um produtor rural acerca do tema. A docente relata que esta leguminosa é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro, além de trazer várias disposições de suas características e importância.
“O tema produção de notícia foi assunto trabalhado com os alunos na comunidade do Pirapó, zona rural do município de Irati. A professora Luciana trabalhou com os alunos em sala de aula o conteúdo de Língua Portuguesa ‘produção de notícia’. Foram apresentados vídeos explicativos sobre o conteúdo, leitura de diversos textos jornalísticos e compreensão do assunto estudado”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Luciana apresentou vídeos explicativos sobre o conteúdo, leitura de diversos textos jornalísticos e compreensão do assunto estudado. A partir do conhecimento adquirido, a professora pontua que foi momento de trabalhar concretamente o assunto e, por ser a realidade dos educandos e também o período de colheita da soja, decidiu-se então realizar uma entrevista com um produtor local desta oleaginosa.
“Houve uma preparação prévia, discussão sobre o tema, quem seria entrevistado, o local, a definição dos participantes, quem seriam os reporteres, elaboração coletiva das perguntas e por fim o momento prático de gravação no local de produção. Os alunos gostaram muito do trabalho realizado, sentiram-se motivados no desenvolvimento das atividades, visto que é um tema de grande relevância para o contexto diário das crianças e também participarem do ‘Jornal aRede’”, complementa a docente.
Por fim, a educadora cita que outro fator importantíssimo do trabalho foi o uso de mídias na construção de conhecimento dos estudantes. “Agradecimentos ao produtor Vagner Matheus que atendeu prontamente os alunos colaborando com o trabalho realizado em sala”, conclui Luciana.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Atalino Borges de Lima clicando aqui.