Cultura local é tema de amplas ações em turma de PG
Tendo como foco dos estudos a araucária e a gralha-azul, o quarto ano da Escola Agenoridas Stadler desenvolveu amplos trabalhos e consolidou importantes conhecimentos
Publicado: 10/07/2025, 06:00

Os alunos do quarto ano da Escola Municipal Professora Agenoridas Stadler, orientados pela professora Jeynnie Ruths, participaram de uma atividade interdisciplinar que explorou dois importantes símbolos do estado do Paraná: a gralha-azul e a araucária.
Segundo a docente, o estudo teve início com a Araucaria angustifolia, conhecida como pinheiro-do-paraná, árvore nativa da Mata Atlântica e atualmente ameaçada de extinção. “Os estudantes aprenderam sobre o ciclo de vida da planta, que pode levar décadas até atingir a fase adulta, sua altura que ultrapassa 30 metros e sua relevância ecológica e cultural. Aproveitando o período de colheita do pinhão, os alunos relacionaram os conhecimentos científicos à realidade local, compreendendo o valor desse recurso na cultura regional”, destacou a professora.
GALERIA DE FOTOS
Outro ponto marcante da atividade foi a descoberta de que a araucária é uma espécie pré-histórica, presente na Terra desde o período Jurássico, o que despertou grande curiosidade entre os alunos.
Na sequência, a turma estudou a gralha-azul, ave típica da região Sul e essencial para a regeneração da araucária, por meio da dispersão de suas sementes. Além de sua função ecológica, a ave também tem destaque no folclore paranaense, sendo outro elemento cultural relevante a ser preservado.
Para consolidar o aprendizado, os estudantes produziram representações artísticas das espécies estudadas, utilizando criatividade, dedicação e senso de responsabilidade ambiental. “A atividade promoveu a valorização da biodiversidade regional e reforçou o sentimento de pertencimento e identidade entre os alunos”, complementou a professora.