Educação de Irati diversifica investimentos e eixos na rede | aRede
PUBLICIDADE

Educação de Irati diversifica investimentos e eixos na rede

Secretária Elicéia Halatiki Szereda destaca transporte escolar de qualidade, alimentação saudável com parceria na agricultura familiar e proximidade da gestão para atender necessidades

Secretária de Educação de Irati foi a oitava convidada da série especial do Vamos Ler com gestores das redes municipais
Secretária de Educação de Irati foi a oitava convidada da série especial do Vamos Ler com gestores das redes municipais -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Grupo aRede recebeu, nessa terça-feira (12), a oitava convidada da série especial do Vamos Ler – Geração Digital com secretários de Educação dos municípios que integram o projeto em 2025. A entrevistada foi Elicéia Halatiki Szereda, que assumiu a chefia da rede municipal de ensino de Irati neste ano.

“Num primeiro momento, nós tivemos que fazer a posse das nossas diretoras, dos Cmeis (centro municipais de educação infantil) e das escolas. Então, foi um momento muito bonito lá na Câmara Municipal, que nós fizemos para todas as nossas gestoras, onde a comunidade pôde conhecer quem seriam as pessoas que estariam fazendo esse trabalho lá nas escolas”, relata a educadora sobre o início da gestão.

Outros pontos marcaram os primeiros sete meses, segundo a secretária: o chamamento do concurso de PSS (Processo Seletivo Simplificado), com destaque aos novos profissionais da Educação Física, além de formações com diversos parceiros, como Unicentro e IFPR. Os diagnósticos e o setor de Educação Especial também foram destacados por Elicéia.

APROXIMAÇÃO

Nos investimentos, uma série de questões foram identificadas para dar prioridade e celeridade no ensino local. “Foi elaborado, inclusive por mim, um documento que eu enviei para todas as gestoras, pedindo para que elas colocassem quais seriam as demandas a curto, a médio e longo prazo, quais seriam os investimentos que poderiam ser feitos somente pela Secretaria, um investimento maior, e quais os investimentos que poderiam ser feitos em parceria com a PMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários)”, elenca a gestora. Nas obras, por exemplo, são 15 instituições atualmente com reformas.

A educadora pontua sobre o transporte escolar – problema encontrado por muitas prefeituras. Segundo Elicéia, uma nova licitação para o início de 2026, estruturando os gastos, ampliando a frota de veículos e linhas. Fechando, a secretária fala sobre a merenda escolar, outro destaque em Irati: além da qualidade na alimentação, ainda gera renda às famílias de Irati. “A partir do momento que nós fazemos essa parceria com os agricultores do próprio município, a gente está contribuindo para que essa família tenha essa renda e esse valor gire ali dentro do próprio município”, conclui a gestora.

Município tem ampla trajetória com as mídias

Irati se destaca como um dos principais participantes dentro do projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede, o Vamos Ler. “Eu vejo que esse projeto é de extrema importância para assessorar o professor, porque ele trabalha os conteúdos lá e vocês (Vamos Ler) trazem essa complementação na forma de assessoria. Então, todo esse material (do projeto), vem a contribuir no processo de ensino-aprendizagem e faz com que os alunos se interessem, porque é algo da rotina deles”, relata Elicéia. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right