Vamos Ler e IMM auxiliam turma de Imbaú sobre o impacto das emoções
Sentimentos no aprendizado, tema central da videoaula da parceria, contribuiu de forma teórica e prática para que quarto ano A da Escola Júlia Wanderley entendesse importância de questões como o autoconhecimento
Publicado: 18/08/2025, 10:39

O quarto ano A da Escola Municipal Júlia Wanderley, em Imbaú, da professora Simone Garcia, desenvolveu uma atividade com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Instituto Mundo Melhor (IMM), sobre o impacto das emoções no aprendizado. A docente aponta os principais tópicos trabalhados com a turma.
“As emoções influenciam diretamente a forma como as crianças aprendem, se relacionam e participam das atividades escolares. Trabalhar a educação socioemocional é essencial para desenvolver autoconhecimento, empatia, autorregulação e motivação”, aponta a educadora.
Simone cita que a videoaula possibilitou aos educandos compreenderem que as emoções fazem parte da vida escolar e influenciam diretamente como aprendem e se relacionam. Também, pontua que reconhecer, nomear e refletir sobre seus sentimentos fazem com que as crianças desenvolvam maior autoconsciência, empatia e capacidade de autorregulação.
GALERIA DE FOTOS
“Trabalhamos atividades de autoavaliação onde cada aluno relatou sobre seus sentimentos. Fizemos a produção de um livreto coletivo, onde cada aluno produziu um breve texto sobre o vídeo assistido e fizeram ilustração sobre as emoções impactam sua aprendizagem”, complementa a professora.
Para fecha, a docente cita que as atividades propostas favoreceram a criação de um ambiente acolhedor, onde cada estudante pôde se expressar com segurança e respeito, fortalecendo vínculos e melhorando a participação nas aulas.
“O resultado foi uma turma mais consciente de si mesma, mais colaborativa e mais preparada para lidar com desafios emocionais e acadêmicos, promovendo assim uma aprendizagem significativa e integral. Gostaria de agradecer ao projeto Vamos Ler por nos proporcionar temas importantíssimos a serem trabalhados”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Júlia Wanderley clicando aqui.