‘Jornal do 4º Ano’ aborda características do impresso em Campo Largo
Proposta de jornal escolar da turma da Escola Vereador José Andreassa trouxe atualidades e características próprias de um veículo de comunicação do gênero em sua segunda edição
Publicado: 19/08/2025, 08:00

O quarto ano da Escola Municipal Vereador José Andreassa, em Campo Largo, do professor Henrique de Souza Rodrigues, desenvolveu uma atividade nos dias 14 e 15 de agosto onde os alunos realizaram a segunda edição do ‘Jornal do 4º Ano’. O docente explica que o projeto envolveu pesquisas e entrevistas que resultaram na produção de um jornal escolar.
“A atividade teve como ponto de partida a leitura do livro infantil ‘A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho’, de Agnese Baruzzi. A partir dessa obra, os alunos tiveram contato com diversos gêneros textuais, como: jornal, receita, carta, notícia, anúncio, entrevista, anedota e tirinha. Após uma roda de conversa sobre a narrativa lida e as características desses gêneros, a turma foi dividida em pequenos grupos, e cada grupo ficou responsável por produzir um gênero textual diferente”, aponta o educador.
GALERIA DE FOTOS
Na segunda edição, explica Henrique, foram publicadas entrevista, dois anúncios sobre eventos futuros, anedotas, pesquisa de opinião pública sobre o folclore brasileiro e um texto informativo acerca dos marimbondos, tema que surgiu a partir do interesse dos próprios educandos.
“Para a elaboração dos conteúdos, os estudantes realizaram pesquisas no laboratório de informática, atividades de campo dentro da escola e até uma entrevista com uma professora. Com os dados em mãos, cada grupo escreveu sua pauta e, posteriormente, reunimos todas as produções para compor o jornal”, complementa o professor.
Por fim, o docente cita que o encerramento do trabalho foi com a apresentação a alguns funcionários da escola. “A experiência foi tão positiva que os alunos já estão entusiasmados para preparar a próxima edição do nosso jornal”, conclui o educador.
Acesse o blog escolar da Escola Vereador José Andreassa clicando aqui.