Projeto sobre as abelhas conscientiza e encanta comunidade em Imbituva
‘Pequenos Polinizadores, Grandes Impactos’, protagonizado pelo quarto ano B da Escola Professor Jacob Brenner de Barros, mostrou impacto dos insetos, trouxe degustação de mel e teve recurso do Vamos Ler na parte teórica
Publicado: 20/08/2025, 06:48
O quarto ano B da Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros, em Imbituva, da professora Vanderleia Roseira, desenvolveu e apresentou às demais turmas da instituição de ensino o projeto ‘Pequenos Polinizadores, Grandes Impactos’.
A docente explica que a iniciativa teve como objetivo conscientizar sobre a importância das abelhas-sem-ferrão para o meio ambiente e para a nossa alimentação. O trabalho também contou com uma entrevista do Vamos Ler – Geração Digital sobre a temática.
“Durante a apresentação, os estudantes explicaram como essas abelhas, apesar de pequenas, são fundamentais para a polinização de diversas plantas, contribuindo para a produção de frutas, verduras e sementes. Também, falaram sobre o papel delas na preservação da biodiversidade e como são indicadoras da qualidade ambiental”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Um dos momentos mais aguardados, segundo Vanderleia, foi a degustação do mel produzido por abelhas-sem-ferrão. “Os alunos de todas as turmas puderam experimentar o sabor diferenciado e aprender que, além de delicioso, o mel possui propriedades nutritivas”, elenca a professora.
Com livros, maquetes e curiosidades, complementa a docente, a classe encantou a comunidade escolar e mostrou que cuidar dos polinizados é um compromisso de todos, onde a educadora avalia que o projeto foi mais que uma aula, foi uma experiência sensorial, educativa e inspiradora.
“Para enriquecer ainda mais o projeto, foi exibido o vídeo do Vamos Ler ‘Entenda a importância das abelhas para nossa vida’, que reforçou a mensagem de que proteger os polinizadores é essencial para garantir o futuro do planeta. A ação reforçou que pequenos gestos, como preservar flores e evitar agrotóxicos, podem gerar grandes impactos no equilíbrio da natureza. Com dedicação e entusiasmo, o quarto ano B deixou claro que proteger as abelhas-sem-ferrão é proteger a vida”, conclui Vanderleia.
Acesse o blog escolar da Escola Professor Jacob Brenner de Barros clicando aqui.