Folclore brasileiro é explorado com o Vamos Ler em turma de Imbaú
Videoaula do projeto sobre tradições nacionais foi base para quarto ano B da Escola Barão do Rio Branco estudar importante tema e realizar ‘poção mágica da Cuca’, ampliando ainda mais o interesse cultural
Publicado: 26/08/2025, 09:20

O quarto ano B da Escola Municipal Barão do Rio Branco, em Imbaú, da professora Ana Karolina Máximo, desenvolveu um trabalho sobre o folclore brasileiro. A docente utilizou a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o tema, trabalhando de forma lúdica e significativa, destacando a riqueza das nossas lendas e tradições.
“Uma das alunas fez a abertura explicando a importância do folclore, trazendo a turma para o clima da atividade. Na sequência, dois alunos apresentaram em vídeo as poções mágicas que criaram, com os ingredientes inventados por eles. Foi um momento de muita criatividade e imaginação, já que cada um pensou em elementos únicos e divertidos para compor sua poção”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência, explica Ana Karolina, toda a turma se uniu para preparar a ‘poção mágica da Cuca’, personagem folclórica escolhida para a atividade. Foram utilizados materiais simples como água, bicarbonato, detergente, corante e vinagre, que foram misturados e produziram reações interessantes, conforme complementa a docente.
“Para tornar a experiência ainda mais especial, contei às crianças que a poção seria colocada na geladeira e que mais tarde poderiam comer. Ao final, a surpresa foi revelada: uma gelatina verde, preparada no dia anterior, foi entregue a cada um, representando a poção mágica de verdade. Essa vivência proporcionou não apenas o contato com o folclore brasileiro e suas lendas, mas também momentos de cooperação, criatividade, imaginação e alegria, tornando o aprendizado mais divertido e inesquecível”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Barão do Rio Branco clicando aqui.