Traumas podem impactar no crescimento da carreira
A psicóloga e doutoranda em neurociência, Sueli Conte, explica como minimizar as consequências de situações passadas no sucesso pessoal e profissional
Publicado: 05/10/2023, 16:12
Alguns dos temas mais discutidos nos últimos tempos envolvem a saúde mental das pessoas e as consequências que elas podem trazer para diferentes aspectos da vida de cada um. As empresas, inclusive, vêm prestando cada vez mais atenção no assunto, visto que a saúde mental acaba sendo um dos pilares mais importantes de uma estratégia de saúde corporativa. Neste cenário, vemos uma crescente preocupação em relação às consequências que os traumas podem trazer para os profissionais e, consequentemente, para as empresas em que eles atuam.
Trauma é toda experiência estressante que pode desencadear uma resposta de sobrevivência intensa e duradoura, impactando a saúde mental de um indivíduo. Eles podem ser oriundos dos mais diferentes eventos, tais como assédio, abuso (físico, sexual ou psicológico), violência, acidentes, desastres naturais, guerras, perdas importantes, separações, negligência, etc.
Como cada pessoa reage de uma forma diante de uma experiência traumática, o impacto causado por um mesmo evento pode variar de leve a grave, chegando a provocar transtornos importantes. Além disso, a intensidade das emoções sentidas supera a capacidade do indivíduo de lidar com elas, podendo trazer episódios de pânico, tristeza, raiva, mais estresse, medo, etc.
Infelizmente, quando não tratado, um trauma pode acometer múltiplas esferas do cotidiano das pessoas. Além dos efeitos físicos, também pode acarretar:
- Problemas de memória: que podem prejudicar de maneira importante o desempenho no trabalho, como o não cumprimento de prazos, esquecimento de compromissos e outras tarefas;
- Dificuldades de relacionamento: que trazem falta de vontade de socializar, medo de conhecer pessoas e formar novas amizades, ser vigilante em excesso;
- Efeitos no comportamento: surgimento de compulsões, dificuldades na comunicação, introspecção, comportamento de autoanulação;
- Efeitos na autoestima: sensação de incapacidade, negação ao desempenho de papeis de liderança, insegurança, dificuldade de se apresentar em público, etc.
Em muitas situações, os eventos traumáticos podem levar a presença do Transtorno do Estresse Pós-Traumático e causar prejuízos à vida das pessoas, caso da área profissional. Nesses casos, as pessoas podem sofrer com alterações cognitivas, problemas de concentração e de memória, que levam à redução da produtividade. Também pode causar alterações de humor, dificuldades de relacionamento com seus pares por insegurança, o que prejudica o trabalho em equipe, e até tornar esses indivíduos mais vulneráveis à Síndrome de Burnout, já que todos esses sintomas podem interferir na capacidade de lidar com as demandas e com a pressão do trabalho.
Sueli Conte, que é Psicóloga, Pedagoga, mestre em Educação, doutoranda em Neurociências e fundadora do Espaço Saúde Integrativa by Sueli Conte - destinado a cuidar da saúde emocional e psíquica de crianças, adolescentes e das famílias – explica que apesar de tudo isso, é possível lidar com os traumas, sejam eles recentes ou vivenciados na infância, e resolver boa parte das travas que eles trazem para as pessoas. A profissional afirma que as terapias podem auxiliar os indivíduos de maneira importante tanto no enfrentamento do trauma quanto na melhoria de comportamentos e crenças limitantes. É o caso, por exemplo, das Barras de Access, uma terapia que auxilia na eliminação de bloqueios, crenças, pensamentos e comportamentos negativos por meio de toques terapêuticos em 32 pontos específicos da cabeça, que têm conexão com a consciência, controle, criatividade, alegria, tristeza, cura, sexualidade e dinheiro. É possível alcançar bons resultados e benefícios, como: mais clareza mental, motivação, aumento da alegria, mais foco nos estudos/trabalho, melhora do sono e redução dos quadros de insônia, melhora da autoestima, melhora da ansiedade e de quadros depressivos, diminuição do estresse, aumento da energia e da disposição, aumento da concentração, além de auxílio no controle de quadros de ataque de pânico e déficit de atenção.
O que você acha de trabalhar uma pauta sobre como os traumas que vivemos em algum momento da vida podem impactar nosso desenvolvimento e desempenho profissionais e de que maneira podemos agir para nos livrar deles e de suas consequências? Podemos, para isso, providenciar um bate-papo com a especialista Sueli Conte, que além de explicar de forma mais detalhada como os traumas acontecem e por qual motivo eles se fixam no nosso subconsciente, também pode explicar de que maneiras podemos nos livrar deles para ter experiências de vida e profissionais mais completas. Vamos marcar um bate-papo?
Com informações: Assessoria da imprensa.