Prática de yoga pode estimular a memória de idosos, diz pesquisa | aRede
PUBLICIDADE

Prática de yoga pode estimular a memória de idosos, diz pesquisa

Um estudo dos EUA mostra que a combinação de posturas, respiração e mantras promovida pela yoga reduz o estresse e estímulo o cérebro

Um estudo dos EUA mostra que a combinação de posturas, respiração e mantras promovida pela yoga reduz o estresse e estímulo o cérebro
Um estudo dos EUA mostra que a combinação de posturas, respiração e mantras promovida pela yoga reduz o estresse e estímulo o cérebro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prática de uma modalidade de yoga chamada kundalini – que combina posturas, exercícios de respiração, mantras e meditação – pode trazer benefícios para a memória de idosos, mostra um novo estudo publicado na Nature, feito por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Para chegar a essa conclusão, os autores compararam os efeitos desse estilo de yoga com técnicas de treinamento de memória em 79 mulheres na pós-menopausa. Todas eram portadoras de condições cardiovasculares, como infarto, diabetes, hipertensão (conhecidos fatores de risco para a demência), e haviam reportado problemas de memória e declínio cognitivo.

As voluntárias foram divididas em dois grupos, sendo que 40 foram encaminhadas para a chamada kundalini yoga. Elas tiveram uma aula semanal com um instrutor e orientações gravadas para praticar todos os dias sozinhas.

As demais tiveram um treinamento de estímulo da memória que consistia em tarefas diárias com técnicas de associação verbal, estratégias organizacionais, como categorizar itens de uma lista, e dicas de associação visual para lembrar faces e nomes, entre outras.

Antes de começar o programa, as pacientes foram submetidas a testes de cognição e memória. Depois, foram avaliadas ao final de 12 semanas e após seis meses. Os pesquisadores também colheram amostras de sangue para dosar as substâncias inflamatórias associadas ao declínio cognitivo.

Todas apresentaram ganhos na memória e nenhuma teve declínio cognitivo. No entanto, o grupo que praticou a yoga também teve melhoras nas taxas de marcadores inflamatórios e, após seis meses, reportou menos queixas nos lapsos de memória do que as demais mulheres.

Para Maria Ester Azevedo Massola, coordenadora da Equipe de Medicina Integrativa do Hospital Israelita Albert Einstein, a prática de ioga exerce efeitos positivos na memória por diversos mecanismos neurobiológicos e fisiológicos.
“Um dos motivos é a redução do estresse. Ao promover o relaxamento, a prática reduz a produção de substâncias inflamatórias desencadeadas pelo estresse”, explica a especialista, que ressalta que a inflamação crônica está associada a condições neurodegenerativas, como o Alzheimer.

A prática também promove o estímulo cognitivo, já que as posturas testam a coordenação, o equilíbrio e a concentração. “Esses desafios podem estimular o cérebro e promover a plasticidade cerebral, contribuindo para a melhoria da memória e outras funções cognitivas”, diz Massola. A especialista lembra que esses benefícios também podem ser obtidos com outros tipos de yoga, como o hatha yoga, que é a mais comum no Brasil.

“Esses achados sugerem que a yoga pode ser uma intervenção valiosa, não invasiva e não medicamentosa, eficiente em termos de custo para promover a saúde cerebral e cognitiva em idosos. A prática regular pode oferecer benefícios físicos e mentais, ajudando a manter a função cognitiva e a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem”, diz a especialista do Einstein.

Confira a matéria completa no portal Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE