Massoterapia além do toque: Integrando corpo e mente
Denise Domingues fala sobre as diferentes técnicas da massoterapia e a importância de tratar dores emocionais e físicas
Publicado: 21/10/2024, 12:17
A última entrevista do canal Viver Bem, foi com a Denise Domingues, massoterapeuta com mais de 20 anos de experiência. Durante a conversa, Denise compartilhou insights sobre a massoterapia, sua prática integrativa e o uso da psicanálise e hipnose clínica em seus atendimentos.
Ela explicou que a massoterapia abrange diferentes tipos de massagens — terapêuticas, estéticas e de relaxamento —, adaptadas às necessidades de cada cliente. Denise destacou que sua abordagem não se limita apenas ao corpo, mas também considera aspectos emocionais. Por isso, ela integra massoterapia com a psicanálise e a hipnose clínica para tratar dores com origens emocionais, como no caso da fibromialgia.
Denise relatou que sua experiência holística lhe permite identificar tensões energéticas acumuladas no corpo dos clientes. “Às vezes, no corpo da pessoa, existem dores e tensões que nem são dela, mas estão ali, criando as chamadas couraças energéticas — aquelas 'bolinhas' de tensão que todo mundo sente na cervical. Uma massagem bem trabalhada nessa região é tudo de bom!", relata.
Sobre a hipnose clínica, Denise destacou como trabalha para desfazer os mitos em torno da prática. "Tem gente que confunde hipnose clínica com aquela hipnose de palco usada para entretenimento. No meu caso, a hipnose é totalmente voltada para a saúde. As pessoas ficam com medo, achando que vão comer cebola achando que é chocolate, e eu explico: não tem nada disso", afirma. Ela conta que é feito um relaxamento profundo e leva a pessoa a explorar emoções e ressignificar experiências traumáticas.
Denise ressaltou o benefício de manter uma rotina de cuidados contínuos. "Tenho clientes que fazem massagem comigo toda semana há mais de 20 anos! Alguns fazem a cada 15 dias, outros só quando sentem dor. Existem também protocolos específicos, como para dor no nervo ciático ou lombar, que podem ser resolvidos com poucas sessões", explica.
Ao final da entrevista, ela refletiu sobre a importância de tratar corpo, mente e espírito de maneira integrada. "Para mim, é fundamental alinhar a massoterapia com tratamentos psicológicos. Não é só aliviar a dor física, mas ajudar a pessoa a entender e transformar as causas emocionais por trás dela. Assim, proporcionamos bem-estar completo," finaliza. O perfil profissional de Domingues pode ser encontrado no @denise_agape.
PRÓXIMO EPISÓDIO – No Viver Bem de quarta-feira (21), o assunto vai ser o The Big Circus, que está em Ponta Grossa. Além das entrevistas com os artistas, haverá uma palinha das emoções que o circo proporciona. Não Perca!