‘Oficinas da Floresta’ incentiva crianças a trocar telas pelo contato com a natureza
Projeto criado pela educadora Larissa Wachholz une desenvolvimento infantil, educação ambiental e inclusão
Publicado: 04/08/2025, 12:39

Em tempos de excesso de telas e cada vez menos brincadeiras ao ar livre, iniciativas que incentivam o contato com a natureza ganham ainda mais relevância. Uma dessas propostas é o projeto ‘Oficinas da Floresta’, idealizado pela educadora socioambiental Larissa Wachholz, entrevistada no Viver Bem de hoje.
Criado há pouco mais de um mês, o projeto tem como objetivo unir o desenvolvimento infantil à educação ambiental, oferecendo experiências lúdicas que despertam a curiosidade, a criatividade e o cuidado com o meio ambiente.
“Já existem iniciativas que tratam desses temas separadamente, mas a proposta das Oficinas da Floresta é integrar tudo. Há muitos estudos científicos que comprovam o quanto a natureza contribui para o desenvolvimento infantil. Queremos proporcionar isso, inclusive, para famílias que não têm fácil acesso a espaços naturais”, explica Larissa.
Recentemente, a iniciativa realizou uma oficina de férias na Chácara Maria Emília, produtora de alimentos orgânicos. Durante uma semana, as crianças participaram de atividades diárias, cada uma com um tema diferente, explorando o espaço, conhecendo insetos como minhocas e abelhas e trabalhando conceitos de preservação ambiental. “Foi muito bonito ver o envolvimento delas. O contato com a natureza proporciona um cansaço saudável e estimula a criatividade”, comenta.
Outro pilar das Oficinas da Floresta é a inclusão de crianças neurodivergentes ou com deficiência. “A natureza é uma grande aliada no desenvolvimento integral. Ela ajuda em questões sensoriais, promove interações e possibilita experiências únicas que complementam as terapias e acompanhamentos clínicos”, ressalta Larissa.
As oficinas podem ser realizadas em domicílio, em chácaras, escolas, campings ou outros espaços parceiros. Podem ser contratadas para grupos pequenos, como famílias e amigos, ou de forma individual. As atividades são indicadas para crianças a partir de 1 ano até cerca de 10 ou 12 anos. “Usamos materiais naturais e seguros, como tintas feitas à base de ingredientes orgânicos e massinhas caseiras. A cada semana podemos levar um novo tema, adaptando as oficinas conforme o perfil das crianças”, explica a educadora.
Famílias interessadas podem acompanhar a agenda e novidades pelo Instagram @oficinasdafloresta. “Além de divulgar nossas atividades, também produzimos conteúdos sobre desenvolvimento infantil, inclusão e educação ambiental. Mesmo quem não tem filhos pode acompanhar para conhecer mais sobre esses temas”, convida.
Com pouco tempo de existência, as Oficinas da Floresta já mostraram potencial para crescer e se tornar um movimento permanente de resgate da infância livre, criativa e conectada ao meio ambiente.