WEBSTORIES

CMEI de Ponta Grossa tem projeto para dar voz às crianças nas escolas

A diretora Letícia Macedo Cabral, do CMEI Professora Elisiane Do Rocio Hilgemberg Manys, de Ponta Grossa, instituiu na escola o Conselho Participativo Infantil (Copin), um projeto de gestão que tem como objetivo valorizar a participação da criança, no diálogo e na tomada de decisões compartilhadas com adultos no contexto escolar.
FOTO: Divulgação/Arquivo pessoal.
Segundo Letícia, a cada ano são escolhidas lideranças infantis para representar as turmas nas discussões, em conjunto com o Conselho Escolar. "Dessa forma, incentivamos o pensamento coletivo na qualidade da educação, além das diferentes metodologias para o ensino e para a aprendizagem da Educação Infantil", comenta.
FOTO: Divulgação/Arquivo pessoal.
A diretora compartilhou ao Portal aRede que na última terça-feira (23), foi organizado um momento com os pais dos alunos. "Tivemos um momento especial para reaproximar as famílias, fazendo com que as crianças ajudem a pensar nos tempos, espaços e contextos do CMEI, através de uma perspectiva infantil", diz.
FOTO: Divulgação/Arquivo pessoal.
O projeto envolve crianças de 4 a 5 anos e compromete todos os profissionais do CMEI. A diretora conta que João Guilherme, de apenas 5 anos, é uma das lideranças infantis do Copin, e sempre pergunta se haverá conselho, pois gosta muito de ajudar no projeto.
FOTO: Divulgação/Arquivo pessoal.
A proposta chamou a atenção dos profissionais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Letícia revelou que a professora Gisele Brandelero Camargo, da UEPG, é responsável por uma pesquisa inspirada no Copin: "A pesquisa tem o objetivo de analisar a participação da criança, nos processos de tomada de decisões, em instituições de ensino de Ponta Grossa.
FOTO: Divulgação/Arquivo pessoal.

Leia mais no portal aRede