WEBSTORIES

Itaipu celebra 50 anos nesta sexta-feira

Referência mundial em hidreletricidade sustentável, em integração entre dois povos e na engenharia moderna, a Itaipu Binacional comemora os 50 anos de sua fundação nesta sexta-feira (17).
FOTO: Divulgação/Itaipu.
Uma gigante que, neste ano, completou seus 40 anos de produção, celebrados em 5 de maio, e atingiu os 3 bilhões de megawatts-hora de energia acumulada. Nenhuma outra hidrelétrica no mundo chegou nem perto dessa marca histórica.
FOTO: Divulgação/Itaipu.
A fundação de Itaipu foi em 17 de maio de 1974, dia em que foram empossados o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva, com formação semelhante nos dois lados, brasileiro e paraguaio. A posse foi em solenidade no Hotel das Cataratas, instalado dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
FOTO: Divulgação/Itaipu.
Na primeira reunião do Conselho de Administração, realizada em Assunção, em 3 de junho de 1974, foi criada uma comissão especial para redigir o Regimento Interno de Itaipu, apresentado e aprovado em reunião extraordinária em 23 de junho daquele ano, também em Assunção.
FOTO: Divulgação/Itaipu.
Nessa mesma época, enquanto era processada a concorrência das empreiteiras que iriam executar as obras civis de Itaipu, pequenas firmas eram preparadas para fazer as obras viárias de acesso à futura usina, além de vilas residenciais e toda a infraestrutura de assistência escolar e de saúde, entre outras necessidades básicas.
FOTO: Divulgação/Itaipu.
Desde que passou a gerar energia, Itaipu tornou-se fundamental para o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai. Mas, a par da produção, que chegou a bater sucessivos recordes mundiais, a usina ganhou o reconhecimento e respeito público, no Brasil e no exterior, por suas práticas sociais e ambientais.
FOTO: Divulgação/Itaipu.

Leia mais no portal aRede