WEBSTORIES

Vai uma xícara aí? Estudo mostra como tomar café para viver mais

Um estudo conduzido por pesquisadores da Tufts University, nos Estados Unidos, aponta que tomar café preto, com baixo teor de açúcar e gordura saturada, está associado a uma redução de cerca de 14% no risco de morte precoce em comparação a quem não toma a bebida.
FOTO: Divulgação.
Os dados mostram que os benefícios estão ligados à presença de cafeína, já que quem consome café descafeinado não apresenta diferença significativa no risco de óbito.
FOTO: Divulgação.
Além disso, quando as pessoas adicionam açúcar ou cremes gordurosos à bebida, os efeitos positivos desaparecem. Foram analisados dados de 46.332 adultos americanos por cerca de 11 anos.
FOTO: Divulgação.
“Os benefícios do café para a saúde podem ser atribuídos aos seus compostos bioativos, mas nossos resultados sugerem que a adição de açúcar e gordura saturada pode reduzir os benefícios da mortalidade”, diz Fang Fang Zhang, um dos autores do estudo, em entrevista ao site da universidade.
FOTO: Divulgação.

O estudo sugere que o consumo ideal fica entre duas e três xícaras de café puro por dia.

FOTO: Divulgação.
Apesar de os resultados serem observacionais e não provarem causa e efeito, a pesquisa ajustou variáveis como idade, sexo, nível de atividade física e consumo de álcool, reforçando a associação entre o café e o aumento da longevidade.
FOTO: Divulgação.
Publicado no Journal of Nutrition em maio, o trabalho reforça diretrizes alimentares que recomendam limitar açúcares e gorduras adicionadas, mostrando que simples mudanças no preparo do café podem impactar positivamente a saúde. Informações: Metrópoles.
FOTO: Divulgação.

Clique no botão abaixo para ver mais webstories