Sabia que existe uma explicação para o fato dos nossos olhos lacrimejarem quando bocejamos? É uma curiosidade que poucos sabem a resposta, mas, sempre impacta
FOTO: Divulgação.
Quando bocejamos, curiosamente os nossos olhos lacrimejam. É uma curiosidade que pode ter passado despercebida por você, mas, ela sempre ocorre e tem uma explicação plausível para ocorrer.
FOTO: Divulgação.
O ato de bocejar pode indicar cansaço, sono ou apenas um corpo se espreguiçando. Contudo, independente do motivo, seus olhos vão lacrimejar nessa hora.
FOTO: Divulgação.
E QUAL O MOTIVO DISSO OCORRER QUANDO BOCEJAMOS?
Segundo o perfil no Instagram Unico Laser, isso vai ocorrer por conta de uma reação do nosso próprio corpo a esse tipo de iniciativa:
FOTO: Divulgação.
“Quando bocejamos, nosso corpo ativa uma série de reações do sistema nervoso autônomo, o mesmo que controla funções automáticas como a respiração e os batimentos cardíacos”, disse o perfil.
FOTO: Divulgação.
Então, ocorre que: “Durante o bocejo, músculos ao redor dos olhos se contraem ligeiramente, o que pode comprimir a glândula lacrimal e causar aquele excesso de lágrimas”.
FOTO: Divulgação.
NÃO REPRESENTA NADA GRAVE
Por ser um reflexo lacrimal, é uma ação completamente natural e inofensivo. Além disso, bocejar oxigena o corpo e relaxa, então, isso faz até bem para você. Pode ficar tranquilo.
FOTO: Divulgação.
Aliás, até se atente aos sinais do seu corpo. Se está bocejando muito, é bom descansar um pouco, afinal, pode ser que você está precisando e uma pausa. Não force muito a barra, pois, o corpo pede.
FOTO: Divulgação.
QUANDO É MUITO, FAZ MAL?
Não, contudo, em algumas situações, o bocejo excessivo pode ser um sintoma de problemas de saúde, como distúrbios do sono, alterações hormonais ou problemas neurológicos.
FOTO: Divulgação.
Além disso, caso seja excessivo cause algum incômodo ou se for acompanhado de outros sintomas preocupantes, como dor no peito, falta de ar ou desmaios, então é importante procurar um médico.
FOTO: Divulgação.
CONCLUSÃO
Quando bocejamos os nossos olhos lacrimejam e isso é normal. Aliás, é até bom, afinal, é apenas o seu corpo tendo uma reação natural a ação. Seu corpo está sempre fazendo algo que seja bom, então, basta se atentar.
FOTO: Divulgação.
EXISTE BOCEJO CONTAGIOSO?
Já viu alguém bocejar e em seguida repetiu a ação? Estudos dizem que o bocejo é frequentemente contagioso, e acredita-se que pessoas mais empáticas podem ser mais facilmente influenciadas pelo bocejo de outras.
FOTO: Divulgação.
Sendo assim, não é algo grave, apenas curioso e às vezes até engraçado de ocorrer perto de desconhecidos. Com informações de: TV Foco.