Safra no Paraná enfrenta transição para o outono com chuvas irregulares e calor | aRede
PUBLICIDADE

Safra no Paraná enfrenta transição para o outono com chuvas irregulares e calor

Relatório do Deral aponta conclusão da colheita de soja e milho 1ª safra, enquanto culturas de 2ª safra sofrem com a má distribuição hídrica

Estado registra desenvolvimento desigual devido à irregularidade das chuvas no início de abril
Estado registra desenvolvimento desigual devido à irregularidade das chuvas no início de abril -

Publicado por Eduarda Gomes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), divulgou na terça (07) o novo balanço das condições de tempo e cultivo referente ao período de 31 de março a 06 de abril de 2026. O estado atravessa uma fase típica de transição para o outono, caracterizada por temperaturas acima da média e precipitações mal distribuídas, o que tem gerado impactos variados nas principais culturas paranaenses.

A colheita das culturas de verão está praticamente encerrada. A soja atinge 97% de área colhida, com 96% das lavouras em boas condições, embora o rendimento final apresente variabilidade devido a déficits hídricos pontuais durante o ciclo. Já o milho 1ª safra alcançou 100% de maturação, com a colheita em fase final e produtividades consideradas satisfatórias.

PANORAMA DAS CULTURAS DE 2ª SAFRA E INVERNO

A situação é mais atenta para as culturas de segunda temporada. O milho 2ª safra, que já teve seu plantio finalizado, apresenta 85% das áreas em boas condições, mas a irregularidade hídrica e o calor excessivo já provocam perdas pontuais e dificultam o manejo fitossanitário, especialmente no controle de lagartas.

No caso do feijão 2ª safra, 72% das lavouras estão em condição boa, mas a estiagem comprometeu o porte das plantas e o potencial produtivo em diversas regiões. A cultura encontra-se majoritariamente nas fases de florescimento (38%) e frutificação (33%).

Outros setores acompanhados pelo relatório incluem:

- Café: Em estágio avançado de frutificação, com maturação inicial e colheita prevista para as próximas semanas.

- Mandioca: Colheita segue sem entraves, porém com redução de produtividade em áreas de ciclo longo por conta de pragas e clima adverso.

- Arroz: Colheita do arroz irrigado avança conforme o cronograma, mas o setor enfrenta preços baixos no mercado, pressionando a rentabilidade do produtor.

- Pastagens: Apresentam bom desenvolvimento vegetativo, garantindo oferta de massa verde para os rebanhos de corte e leite.

TRANSIÇÃO E INSTABILIDADE NO CLIMA

Entre o fim de março e o início de abril, o Paraná registrou o retorno de pancadas de chuva isoladas. Entretanto, o volume não foi suficiente para uniformizar a umidade no solo em todo o território. O período foi marcado por sol e calor, com chuvas mais expressivas apenas entre os dias 04 e 06 de abril, de forma pontual.

LEIA ABAIXO UM RESUMO DA NOTÍCIA

- Fim de ciclo: Colheita da soja (97%) e do milho 1ª safra (concluída) mostram resultados gerais positivos, apesar de perdas localizadas por estiagem.

- Alerta na 2ª Safra: O milho e o feijão de segunda safra enfrentam desafios com o calor e a má distribuição das chuvas, o que pode limitar a produtividade final.

- Pecuária e Outros: Pastagens seguem em boas condições para o gado, enquanto a colheita da tangerina ponkan deve ganhar ritmo na segunda quinzena de abril.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right