Fenômeno óptico chama a atenção no céu dos Campos Gerais
Formação colorida ocorre por meio da refração da luz em cristais de gelo, explica meteorologista
Publicado: 19/12/2024, 14:50
Um fenômeno óptico apareceu no céu de diferentes cidades dos Campos Gerais na manhã desta quinta-feira (19) e chamou a atenção dos moradores. De acordo com o agrometeorologista Renã Araujo, trata-se de um halo solar.
A formação ocorre de maneira semelhante a um arco-íris, através do efeito de refração. No entanto, ao invés de atravessar as gotículas de água, a luz atravessa cristais de gelo, que se formam na atmosfera entre 6 e 11 quilômetros de altura. "O halo não é raro, mas é difícil de visualizar. Você precisa estar em um ângulo propício para conseguir enxergar esse tipo de formação", aponta Renã.
O agrometeorologista ainda lembra que, no passado, algumas pessoas associavam a formação do halo solar com a aproximação de tempestades. No entanto, Renã reforça que o fenômeno óptico não é parâmetro para a chegada da chuva. "O halo depende das condições da atmosfera. Em noites em que ocorre um resfriamento muito rápido, por exemplo, também se formam cristais de gelo", lembra o profissional, indicando a existência de halos lunares.