Arapoti investiu R$ 50 mi em infraestrutura nos últimos quatro anos
O município alcançou 80% das ruas com pavimentação; o prefeito Irani Barros projeta alcançar os 100% durante o próximo mandato
Publicado: 27/12/2024, 01:30
Chegando ao fim do primeiro mandato à frente da Administração Municipal, o prefeito Irani Barros e o vice Potinho comemoram resultados no avanço de Arapoti em todas as áreas de atuação. Vitorioso nas urnas com 63,15%, mais de 8.700 votos, o chefe do Executivo projeta novas metas para a próxima gestão, ao passo que mantém a política de resultados.
Na infraestrutura municipal o destaque é para os mais de R$ 50 milhões investidos na gestão atual possibilitou, entre outras conquistas, que o município alcançasse 80% das ruas com pavimentação, e o objetivo é 100%, como projeta o prefeito Irani Barros. “Poeira, lama e falta de acessibilidade. Esta é a realidade que vai deixar de existir em Arapoti. Já estamos nos preparando para aderir ao Programa Asfalto Novo, Vida Nova, do Governo do Estado, que disponibiliza recursos a fundo perdido para pavimentação de ruas de terra, além de outros financiamentos para recapear ruas em poliedro e asfalto já comprometido”, explica.
Além das ruas, projetos em andamento de novas estruturas também marcam a primeira gestão de Irani, como a construção do Parque Lago do Aratinga, Mirante de São João Batista e revitalização da Avenida Telêmaco Carneiro, que combinam preservação do meio ambiente, atrações turísticas, fortalecimento econômico e lazer. O maior projeto habitacional da história de Arapoti, e um dos maiores do Estado, também está entre as conquistas da gestão Irani e Potinho, são 300 unidades no Loteamento Emílio Carneiro Kluppel. “Este projeto estava no papel há várias gestões, e é com orgulho que tiramos do papel e vamos tornar o sonho da casa própria em realidade para centenas de famílias”, comemorou o vice-prefeito, Potinho.
A Saúde teve a construção de três novas unidades, incluindo duas em área rural, para as comunidades do Cerrado e Capão Bonito, além da reforma de unidades como do Jardim Ceres, que atende hoje até as 22h da noite, com enfoque na Saúde do Trabalhador.
Outra conquista foi a reabertura do Hospital 18 de Dezembro, fechado há uma década, e que hoje já tem projeto de ampliação para funcionamento de uma semi UTI. A terceirização da gestão possibilitou, não só a reabertura, mas também a ampliação para mais de 10 especialidades, com realização de cirurgias e partos. “A administração pública existe para executar políticas públicas e com direitos fundamentais do cidadão, essa é a finalidade. O cidadão, por si, precisa da nossa ousadia enquanto gestores, para concretizar esses direitos, chegando onde as pessoas mais precisam”, pontuou Irani Barros.
Arapoti melhorou em mais de 100% sua nota de avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS) do Programa Previne Brasil nos últimos quatro anos. De acordo com os dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), o município saltou de um índice de Cobertura Atingida de 47,5%, em 2020, para 98,8%, em 2024, segundo o Indicador Sintético Final (ISF).
A Educação alcançou números relevantes, com a marca de 31% do orçamento destinado para o setor. Em 2020, Arapoti ocupava o 141º lugar no ranking de aplicação de recursos em Educação. Atualmente, em 2024, o município subiu para o 5º lugar entre os 399 municípios do Paraná. O investimento abrange uniforme completo para todos os alunos, material escolar de qualidade para alunos e professores, algo inédito na região, além de capacitação e valorização dos profissionais que atuam na educação.
A preservação do meio ambiente também ganhou um importante aliado com a implantação do programa Feira Verde, que contribuiu para a retirada de materiais recicláveis de dentro dos quintais e casas, além de disponibilizar alimentação saudável proveniente da agricultura familiar às famílias mais vulneráveis.
Entre as inúmeras conquistas, a gestão Irani e Potinho, também pontua na renovação da frota, com aquisição de mais de 54 veículos, trazendo economicidade, segurança e eficiência para o transporte.
“Encerramos o ano e a primeira gestão com o coração repleto de gratidão e sentimento de dever cumprido, agora renovamos os planos e as metas para continuar a transformação em Arapoti. Fecharemos 2024 com chave de ouro com nossa Festa do Peão, em comemoração aos 69 anos de emancipação do município, nossa população merece”, finaliza o prefeito Irani.
Com informações da assessoria de imprensa.