Reserva se torna referência em capacitação sobre políticas para mulheres | aRede
PUBLICIDADE

Reserva se torna referência em capacitação sobre políticas para mulheres

Entre as conquistas mencionadas, Reserva foi um dos primeiros municípios do Paraná a organizar uma conferência exclusiva para discutir as políticas para mulheres em 2023

Lideranças municipais de Reserva estiveram no primeiro encontro regional de capacitação de gestores em políticas públicas voltadas para as mulheres
Lideranças municipais de Reserva estiveram no primeiro encontro regional de capacitação de gestores em políticas públicas voltadas para as mulheres -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na última quarta-feira (16), terminou em Ponta Grossa, o primeiro encontro regional de capacitação de gestores em políticas públicas voltadas para as mulheres, promovido pelo Governo do Estado. Durante dois dias, a iniciativa reuniu representantes de 17 dos 20 municípios da macrorregião, sendo que Reserva desempenhou um papel de destaque.

A vice-prefeita Ana Maria Pachalki e a diretora do Departamento da Mulher, Família, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, Adriele Sibelski Kuniski, participaram do evento, com Sibelski apresentando os avanços significativos alcançados por Reserva nos últimos anos durante uma palestra de 20 minutos, destacando o trabalho conjunto entre as secretarias municipais.

“Quero parabenizar a secretária Leandre e todos os envolvidos na organização deste espaço de troca de experiências e ideias. Além disso, agradecer pela oportunidade de Reserva compartilhar suas ações. Enfrentamos desafios crônicos e históricos, mas avançamos consideravelmente e já estamos colhendo frutos”, disse a vice-prefeita Ana Maria Pachalki.

Entre as conquistas mencionadas, Reserva foi um dos primeiros municípios do Paraná a organizar uma conferência exclusiva para discutir as políticas para mulheres em 2023. Este ano, uma segunda edição está agendada para 6 de junho. O município também criou um conselho próprio, independente e ativo para reforçar suas iniciativas.

Um dos destaques lembrados foi o projeto "Costurando Sonhos", realizado em 2024, que capacitou 120 mulheres com um curso profissionalizante de corte e costura, oferecendo a muitas delas seu primeiro certificado e promovendo transformação social. O projeto será retomado com a Casa da Mulher, uma nova instituição no bairro São Francisco que está sendo reformada com recursos municipais de R$ 300 mil, destinada a oferecer múltiplos serviços e apoios.

Além de atender mulheres em situação de violência, o poder público visa quebrar ciclos de vulnerabilidade por meio de capacitação e autonomia financeira. O projeto "Despertar", com oficinas de artesanato e bordado, ampliou o alcance das ações nas áreas rurais, complementando os esforços de outras secretarias. Com essas e outras iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso com políticas públicas eficazes, buscando consolidar a posição como referência na macrorregião.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right