Piraí do Sul planeja o futuro da saúde pública na 17ª Conferência Municipal
Evento acontece no dia 30 de maio e propõe discutir propostas para o fortalecimento do SUS no município
Publicado: 16/05/2025, 15:41

A área da saúde de Piraí do Sul será amplamente debatida no dia 30 de maio, durante a 17ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, será realizado nas dependências do Clube Piraiense.
Com o tema “Planejando o SUS nos territórios: conheça e fortaleça a saúde de Piraí do Sul”, a conferência se estabelece como um espaço fundamental para o diálogo, escuta das necessidades da comunidade e elaboração de propostas que visam o fortalecimento da saúde pública e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
O encontro representa uma oportunidade estratégica para diagnosticar a situação atual da saúde local e propor diretrizes que irão nortear a formulação do novo Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2026-2029. Durante a conferência, também será realizada a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde.
“É fundamental que a gente discuta a saúde do nosso município com a participação da população. A comunidade de Piraí do Sul precisa de cidadãos engajados na defesa do direito à saúde e, acima de tudo, no acesso a um atendimento público de qualidade, que resolva de verdade os problemas das pessoas”, destacou o prefeito Henrique Carneiro (PL).
O secretário municipal de saúde, Julio Sandrini, reforça a relevância da iniciativa e da participação popular. “A Conferência Municipal de Saúde é, junto ao Conselho Municipal de Saúde, o principal espaço democrático de construção de políticas de saúde no município, compondo o controle social para a deliberação e fiscalização das políticas públicas no âmbito do SUS”, afirmou.
Já para Juliana Oliveira Elias, presidente do Conselho Municipal de Saúde, a conferência representa um fórum amplo e plural de debates com a finalidade de avaliar, planejar e definir ações que melhorem os serviços de saúde. “A partir desses eventos, é possível proporcionar mais qualidade de vida para toda a população e mais condições para o desenvolvimento social”, destaca.
A conselheira Claudia Ribeiro, integrante da Comissão Organizadora do evento, destaca o papel estratégico da conferência para o aprimoramento dos serviços públicos. “É nas Conferências que a população pode participar de forma efetiva dando sua opinião sobre os serviços de saúde do município e o que realmente necessitam para um melhor acesso aos serviços”, enfatizou.
Com informações da assessoria de imprensa.