Bebê morre em hospital de Jaguariaíva; Prefeitura investiga caso | aRede
PUBLICIDADE

Bebê morre em hospital de Jaguariaíva; Prefeitura investiga caso

Criança foi levada às pressas, após uma convulsão, para o Hospital Carolina Lupion, onde seis médicos tentaram salvar a vida da criança, mas sem sucesso

Aylla Eloá faleceu na última sexta-feira
Aylla Eloá faleceu na última sexta-feira -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A morte de um bebê de um ano, na última sexta-feira (4), gerou grande comoção no município de Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais. A criança, que atendia pelo nome de Aylla Eloá, não teria conseguido atendimento em uma UBS, teve uma convulsão e foi levada ao hospital, onde não resistiu e veio a falecer. A comoção foi tamanha que a Prefeitura de Jaguariaíva e o Hospital Municipal Carolina Lupion emitiram uma nota oficial, esclarecendo o caso, assim como o prefeito Juca Sloboda se pronunciou.  

Na nota, a Prefeitura e o Hospital disseram se solidarizar com o caso, informando que já houve contato com a família, para prestar solidariedade e apoio. O município também reforçou que abriu uma apuração interna para investigar e esclarecer as circunstâncias do ocorrido, acompanhando com prioridade a investigação das causas clínicas. 

Na nota, mais informações foram detalhadas sobre o cronograma dos atendimentos e como a criança foi socorrida. “O que se pode esclarecer é que, cerca de 25 minutos após passagem pela recepção da UBS, sem consultar, às 16h41, foi dada entrada da paciente no hospital, sendo ela imediatamente levada à sala de emergência. Foram feitos os protocolos de estabilização pelos médicos e enfermeiros, que permaneceram prestando atendimento, sem fazer troca de plantão. Os médicos do hospital somaram esforços com os do SAMU, acionado para transferência ao suporte avançado, chegando a seis médicos dando assistência Lamentavelmente, a criança não resistiu, deixando toda a cidade comovida pela partida precoce”, detalhou a nota. 

Em uma publicação em vídeo em uma rede social, na casa da família da bebê, o prefeito Juca Sloboda levou a solidariedade à família e conversou com eles sobre as circunstâncias, reconhecendo que houve falhas. “Falha teve, de atendimento, de procedimentos, de acolhimento. E nós não vamos jamais acobertar o que aconteceu”, descreveu. Com isso, ele afirmou que medidas serão adotadas na cidade, como a criação de um novo protocolo de atendimento junto as UBS e medidas específicas para o primeiro atendimento. 

Ainda na nota emitida pela Prefeitura, houve o compromisso do Poder Público com o fortalecimento da Saúde. “Diante dos fatos, a gestão municipal está intensificando as providências necessárias e cuidando das documentações para ações concretas que fortaleçam nossa estrutura de saúde. De imediato, os coordenadores e responsáveis técnicos da rede municipal de saúde já foram convocados para reuniões em busca de soluções, e mudanças administrativas já estão acontecendo. Mais uma vez deixamos nossas condolências à família neste momento de dor e reafirmamos nossa luta para oferecer sempre o melhor aos cidadãos”. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right