Castro participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial em Brasília | aRede
PUBLICIDADE

Castro participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial em Brasília

Evento reúne representantes de povos e comunidades tradicionais de todo o país; propostas de Castro estão em debate na etapa nacional

Os castrenses Liliane Cardoso e Vanderson Roberto Benítez foram selecionados como delegados para ajudar a representar o Paraná
Os castrenses Liliane Cardoso e Vanderson Roberto Benítez foram selecionados como delegados para ajudar a representar o Paraná -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Castro está representada na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que acontece nesta semana no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento, considerado um marco na luta contra o racismo e na construção de políticas públicas voltadas à equidade, reúne representantes de povos e comunidades tradicionais de todo o Brasil.

Liliane Cardoso, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Associação das Comunidades Quilombolas de Castro, e o indígena Vanderson Roberto Benítez estão entre os representantes quilombolas e indígenas do Paraná.

Segundo Liliane, a participação de Castro na Conapir é motivo de orgulho. “É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma honra trazer a realidade do nosso município para o debate nacional, contribuindo para um Brasil mais justo e igualitário”, afirmou.

Vanderson, que é da comunidade coletivo Yvy Iporá, do distrito de Abapan, destaca que pela primeira vez Castro tem essa representatividade. "É muito importante a presença da nossa delegação. Ainda mais com dois delegados, uma mulher quilombola e um indígena. Nos une ainda mais. Inclusive, no próximo mês faremos um Feira de Sementes Crioulas e Culturas Indígenas em conjunto na comunidade”, antecipa.

Os dois também foram selecionados para participar da instalação da Comissão Especial da PEC 27/2024, uma proposta de emenda à Constituição Federal que pretende criar um Fundo Nacional de Reparação Histórica e Econômica e de Promoção da Igualdade Racial (FNREPIR) para promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social dos brasileiros pretos e pardos, na Câmara dos Deputados.

COMPIR E CONFERÊNCIAS - O Compir de Castro foi criado em 2022, mas somente agora em 2025, o município realizou a sua 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, cujas propostas avançaram para a etapa estadual e, agora, chegaram à etapa nacional, mostrando a força da mobilização local.

A Conapir, criada em 2005, é o principal espaço de diálogo e definição de diretrizes para as políticas públicas de promoção da igualdade racial no país. Após sete anos sem edição – a última aconteceu em 2018 – o evento retorna em 2025 reunindo representantes de comunidades quilombolas, indígenas, ciganas, negras urbanas e da população LGBTQIA+, entre outras.

A 5ª Conapir segue ao longo da semana, com debates e apresentação de propostas que irão orientar o fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade racial. Quem quiser acompanhar os principais destaques da Conferência pode acessar o perfil oficial no Instagram: @5conapir.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right