Com aporte de R$ 30 mi, Guarapuava terá indústria-escola; entenda
De acordo com o prefeito Denilson Baitala, o projeto irá significar mais renda, oportunidades e valorização para quem planta e produz
Publicado: 08/10/2025, 15:05

Em parceria com o Governo do Estado e com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Prefeitura Municipal de Guarapuava assinou um projeto para construção de uma indústria-escola no município. O objetivo é fomentar a fortalecer a agricultura familiar. O anúncio foi realizado na última semana, após reunião entre o prefeito Denilson Baitala (PSD), o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e o deputado estadual Artagão Junior (PSD).
"Demos um passo gigante para transformar a vida de quem trabalha no campo. Assinamos um projeto que vai fortalecer de verdade a agricultura familiar da nossa região. Com um investimento de mais de R$ 30 milhões, vamos implantar aqui uma indústria-escola, onde os produtos dos nossos agricultores serão transformados, industrializados e comercializados com o apoio dos estudantes e profissionais da universidade", explica Baitala.
De acordo com o prefeito, o projeto irá significar mais renda, oportunidades e valorização para quem planta e produz. "Significa ver o trabalho do agricultor sendo reconhecido e ganhando espaço no mercado. Esse é o nosso compromisso: apoiar quem faz a diferença todos os dias e garantir um futuro melhor para as famílias do campo e para toda Guarapuava", ressalta.
Segundo destaca Aldo Bona, a indústria-escola da Unicentro, através de cursos voltados para a área de produção de alimentos, irá ajudar a transformar a produção da agricultura familiar. "Vamos industrializar e comercializar os produtos, fortalecendo a produção familiar", completa.
Para Artagão Junior, o projeto vai muito além de Guarapuava. "Vamos alcançar toda a região, e a proposta é capacitar os produtores para agregar valor à produção. Em vez de vender apenas o produto in natura, eles terão a oportunidade de aprender o processo de industrialização", reforça.
Por fim, Baitala agradeceu o apoio do Estado ao projeto em Guarapuava. "Quero deixar meu agradecimento a todos que tornaram possível esse grande momento da ciência e da tecnologia no Paraná. Obrigado ao nosso secretário Aldo Bona, que junto com a Unicentro Paraná fez acontecer o projeto. Seguimos acreditando que investir em ciência e educação é investir no futuro de Guarapuava e do Paraná", finaliza.
EVENTO - O anúncio foi realizado após a realização do Paraná Faz Ciência, considerada a maior ação de popularização científica do Estado, no município de Guarapuava. "Agradeço também às universidades e faculdades do Estado, ao Núcleo Regional de Educação, além de todos os professores e alunos que participaram desse evento histórico para a região central do nosso Estado.
Coordenado pela Unicentro, o Paraná Faz Ciência 2025 é financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária (FA). O evento integra a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na ação contra a mudança global do clima”.
Com informações das assessorias de imprensa.