Castro sedia curso sobre Gerenciamento de Políticas de Promoção da Igualdade Racial | aRede
PUBLICIDADE

Castro sedia curso sobre Gerenciamento de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A abertura oficial será na quarta-feira (29), às 9 horas, seguida de palestra com Fátima Beraldo, doutoranda em Geografia e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina

Visita guiada à Fazenda Capão Alto faz parte da programação. Local histórico preserva marcas do período da escravidão no Brasil-Colônia
Visita guiada à Fazenda Capão Alto faz parte da programação. Local histórico preserva marcas do período da escravidão no Brasil-Colônia -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Representantes de pelo menos 20 municípios paranaenses se encontram nesta quarta e quinta-feira (29 e 30) em Castro para o curso de capacitação com o tema ‘Gerenciamento de Políticas de Promoção da Igualdade Racial’. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (Semipi), acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação e é voltado a gestores públicos, conselheiros de direitos e servidores municipais.

“O objetivo é fortalecer o debate e a implementação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e ao enfrentamento ao racismo institucional”, destaca a presidente do Compir, Liliane Cardoso.

PROGRAMAÇÃO - A abertura oficial será na quarta-feira (29), às 9 horas, seguida de palestra com Fátima Beraldo, doutoranda em Geografia e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina, com ampla trajetória na formulação de políticas públicas de igualdade racial. Fátima abordará o tema: ‘O papel da gestão pública na promoção da igualdade racial’ e a estrutura de governança dessas políticas.

Na parte da tarde, os participantes farão uma visita guiada à Fazenda Capão Alto, com atividades de integração e socialização de desafios e oportunidades relacionadas à temática racial. A fazenda histórica, de 321 nos, preserva parte da História da escravidão do período colonial do Brasil.

Na quinta-feira (30), a programação terá palestras com especialistas convidados: Liliane Cardoso fala sobre ‘Políticas Públicas para Quilombolas: avanços e desafios’; Aloisio Justino do Nascimento aborda a ‘Participação social e importância dos conselhos na fundação das políticas públicas’; Rafael Moura (MPPR) traz para a pauta o ‘Marco legal das políticas de igualdade racial no Brasil, e Ivanete Xavier palestra sobre ‘Interseccionalidades e o enfrentamento ao racismo institucional’.

O encerramento está previsto para as 16h30, com uma apresentação cultural. O curso conta com o apoio ainda do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racual (Consepir), da Prefeitura de Londrina e do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR).

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right